Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Felisberto, Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Seidinger, Sylvia C. | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Thaislaine | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Wesley | - |
Autor(es): dc.creator | Lira, Fabio S. | - |
Autor(es): dc.creator | Buonani, Camila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:24:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:24:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.23736/S0022-4707.21.12422-3 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240137 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240137 | - |
Descrição: dc.description | BACKGROUND: Monitoring technical performance during a soccer match has become an indispensable practice, since the players perform different functions within the tactical system adopted by the team, resulting in specific technical actions that are fully responsive to the individual technical level of each player. Thus, current study aimed to investigate the possible direct and mediating relationship between salivary testosterone and the technical performance of semi-professional footballers during a training game. METHODS: To characterize the sample, the anthropometric profile, body composition, biological maturation, lower limb power, speed, estimation of maximum oxygen consumption, and physical performance were used. To determine testosterone concentrations, saliva was collected before and after the training game, for subsequent measurement using enzyme immunoassay (ELISA) and Salimetrics Kits. For quantification of technical performance and participation with the ball during the training game, scout software was used from the footage of the training game. The reliability of the technical performance analyses was determined through the repetition test of two attempts (Cohen's Kappa agreement index). RESULTS: The direct relationship between postgame testosterone and total participation with the ball in the second half; the direct relationship between the percentage of lean mass with postgame testosterone and an apparent relationship between percentage of lean mass and total participation with the ball from the set of relations mediated by postgame testosterone concentrations. CONCLUSIONS: The results suggest that testosterone concentrations combined with high levels of lean mass may have an important role in the technical performance and participation with the ball of semi-professional footballers. | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Faculty of Science and Technology Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Faculty of Science and Technology Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 769-777 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Sports Medicine and Physical Fitness | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Athletic performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Team Sports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testosterone | - |
Título: dc.title | Testosterone and lean mass show a positive correlation with the technical performance of footballers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: