
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Jussara de Loiola | - |
| Autor(es): dc.creator | Avelar, Petrina Rúbria Nogueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:08:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:08:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240124 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240124 | - |
| Descrição: dc.description | Inspired by a mathematical modelling project and by the theoretical discussions that support the concepts of numerical thinking, geometrical thinking, and algebraic thinking, our objective, in this paper, is to propose and to characterize a first version of a theoretical construct called integral thinking. The modelling project was carried out by 6th grade students, from elementary school, and one of its purposes was to calculate the surface area of the mud that covered a region of the County of Brumadinho, in Minas Gerais, Brazil, after the rupture of an iron ore-tailing dam. It is, therefore, an empirical-theoretical essay, because it is based on a school practice of modelling in mathematics education in dialogue with theoretical references. We mobilized discussions about the teaching of integral, in particular the idea of approximation, and specific concepts from mathematics education in basic education to describe, from the experience in the modelling project, the knowledge involved in the calculation of areas of regions of any format and that can be developed by elementary school students. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Mestre em Educação e Docência Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Minas Gerais | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais | - |
| Formato: dc.format | 239-261 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary School. Modelling in Mathematics Education. Approximation. Numerical, Geometrical and Algebraic Thinking. Calculus Differential and Integral | - |
| Título: dc.title | Mathematical Modelling and the Development of Integral Thinking | - |
| Título: dc.title | Modelagem Matemática e o Desenvolvimento do Pensamento Integral | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: