Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University College Dublin | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Luxembourg | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Florence | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Oxford | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Potsdam | - |
Autor(es): dc.contributor | University Children’s Hospital Zürich | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Flavia H. | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Fabiana S. | - |
Autor(es): dc.creator | Dias-Piovezana, Ana Luiza | - |
Autor(es): dc.creator | Primi, Caterina | - |
Autor(es): dc.creator | Dowker, Ann | - |
Autor(es): dc.creator | von Aster, Michael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:11:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:11:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/brainsci12050653 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240117 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240117 | - |
Descrição: dc.description | Developmental Dyscalculia (DD) signifies a failure in representing quantities, which impairs the performance of basic math operations and schooling achievement during childhood. The lack of specificity in assessment measures and respective cut-offs are the most challenging factors to identify children with DD, particularly in disadvantaged educational contexts. This research is focused on a numerical cognition battery for children, designed to diagnose DD through 12 subtests. The aims of the present study were twofold: to examine the prevalence of DD in a country with generally low educational attainment, by comparing z-scores and percentiles, and to test three neurodevelopmental models of numerical cognition based on performance in this battery. Participants were 304 Brazilian school children aged 7–12 years of both sexes (143 girls), assessed by the Zareki-R. Performances on subtests and the total score increase with age without gender differences. The prevalence of DD was 4.6% using the fifth percentile and increased to 7.4% via z-score (in total 22 out of 304 children were diagnosed with DD). We suggest that a minus 1.5 standard deviation in the total score of the Zareki-R is a useful criterion in the clinical or educational context. Nevertheless, a percentile ≤ 5 seems more suitable for research purposes, especially in developing countries because the socioeconomic environment or/and educational background are strong confounder factors to diagnosis. The four-factor structure, based on von Aster and Shalev’s model of numerical cognition (Number Sense, Number Comprehension, Number Production and Calculation), was the best model, with significant correlations ranging from 0.89 to 0.97 at the 0.001 level. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale | - |
Descrição: dc.description | Affective Behavioural and Cognitive Neuroscience School of Psychology University College Dublin | - |
Descrição: dc.description | Department of Social Sciences Faculty of Humanities Education and Social Sciences University of Luxembourg | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Sciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Neuroscience University of Florence | - |
Descrição: dc.description | Department of Experimental Psychology University of Oxford | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychology University of Potsdam | - |
Descrição: dc.description | Children’s Research Center University Children’s Hospital Zürich | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Sciences São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Brain Sciences | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | developmental dyscalculia | - |
Palavras-chave: dc.subject | neuropsychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | prevalence | - |
Título: dc.title | Discerning Developmental Dyscalculia and Neurodevelopmental Models of Numerical Cognition in a Disadvantaged Educational Context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: