Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Alfenas | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalca, Alexandre Matheus Baesso | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Marcos dos Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.acu.2022.100194 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240097 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240097 | - |
Descrição: dc.description | Pre-exam anxiety is highly prevalent among students of all educational levels, leading to decreased performance. This anxiety causes psychological and physiological changes related to stress, which can affect the formation of self-efficacy beliefs. Studies have shown a correlation between pre-exam anxiety, self-efficacy and academic performance. Acupuncture (AC) has an anxiolytic effect recognized in the treatment of generalized anxiety disorder and anxiety in the pre-operative and pre-exam period. Stress-related variables such as cortisol level, blood pressure and heart rate can be modulated by AC. Brain regions related to the control of the autonomic nervous system, emotional, memory and cognitive processing are also modulated by AC. Therefore, the aim of this study is present a hypothesis about how the AC reduces anxiety and stress through neuroendocrine modulation, optimizing the formation of self-efficacy beliefs, which promote behaviors responsible for improved performance. | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology Institute of Biosciences State University of São Paulo Júlio de Mesquista Filho, State of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Anatomy Institute of Biomedical Sciences Federal University of Alfenas, State of Minas Gerais | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Revista Internacional de Acupuntura | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | academic exams | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acupuncture | - |
Palavras-chave: dc.subject | anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | self-efficacy | - |
Título: dc.title | A hypothesis about acupuncture's anxiolytic mechanism of action and its effect on the formation of self-efficacy beliefs and academic performance | - |
Título: dc.title | Una hipótesis sobre el mecanismo de acción ansiolítico de la acupuntura y su efecto en la formación de creencias de autoeficiencia y rendimiento académico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: