
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ciência e Tecnologia de São Paulo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Porto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
| Autor(es): dc.creator | Arruda, Gustavo Aires de | - |
| Autor(es): dc.creator | Cantieri, Francys Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Coledam, Diogo Henrique Constantino | - |
| Autor(es): dc.creator | Christofaro, Diego Giulliano Destro | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Mauro Virgilio Gomes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Mota, Jorge | - |
| Autor(es): dc.creator | Abrão, Fatima Maria da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Arli Ramos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:47:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:47:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascihealthsci.v44i1.58253 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239967 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239967 | - |
| Descrição: dc.description | This study aimed to verify the tracking of physical activity and sedentary behavior in different domains during adolescence. This longitudinal study involved 265 subjects (boys: 52.8%) with an initial mean age of 13.9 (± 1.2) years. Physical activity and sedentary behavior were verified using a questionnaire. The achievement of ≥ 150 min. week-1 of moderate-to-vigorous intensity sport and/or physical exercise for ≥ 1 month was adopted as sufficiently active. The data were collected on 2 occasions, with an average interval of 3 years. The description of the results used the relative frequency and Binary Logistic Regression was used to estimate the crude and adjusted odds ratios (95% confidence intervals). Current physical activity (adjusted odds ratios = 3.05; 95% confidence intervals: 1.77-5.26) and sedentary behavior (adjusted odds ratios = 1.81; 95% confidence intervals: 1.03-3.19) appear to be significantly influenced by previous behavior, except for light-intensity physical activity. Only 12.8% of the participants remained sufficiently active for sport and/or physical exercise. Practice for at least one month of sport and/or physical exercise at baseline was a predictor of practice in the follow-up, both considering participation for at least one month (adjusted odds ratios = 2.81; 95% confidence intervals: 1.37-5.79) and for four months (adjusted odds ratios = 2.47; 95% confidence intervals: 1.17-5.24) in the follow-up. Being sufficiently active at baseline increased the chance of being sufficiently active in the follow-up during adolescence. Interventions providing sufficient sport and/or physical exercise could positively influence the chances of practice in the future. For light-intensity physical activity interventions, strategies targeting adherence seem especially relevant. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças Universidade de Pernambuco, Rua Dr. Otávio Coutinho, Pernambuco | - |
| Descrição: dc.description | Escola Superior de Educação Física Universidade de Pernambuco, Pernambuco | - |
| Descrição: dc.description | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Centro de Investigação em Atividade Física Saúde e lazer Faculdade de Desporto Universidade do Porto | - |
| Descrição: dc.description | Centro de Educação Física e Esporte Universidade Estadual de Londrina, Paraná | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Health Sciences | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | adolescent behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | exercise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | health behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | leisure activities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sports | - |
| Título: dc.title | Tracking of physical activity and sedentary behavior of adolescents in different domains | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: