Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Ceará | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Maranhão | - |
Autor(es): dc.contributor | Pernambuco State University | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal Technological University of Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Rio Grande Do Norte | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Porto | - |
Autor(es): dc.creator | Mateus, Greyce Any Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Assumpção, Claudio Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Cabido, Christian Emmanuel Torres | - |
Autor(es): dc.creator | Veneroso, Christiano Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Saulo Fernandes Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Fermino, Rogério César | - |
Autor(es): dc.creator | Mortatti, Arnaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Leonardo Coelho Rabellode | - |
Autor(es): dc.creator | Vilas Boas, Joao Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Túlio Luiz Banja | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:45:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:45:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1055/a-1774-2125 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239948 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to evaluate the effect of cycling-induced fatigue on subsequent running with different ground inclinations on triathletes. Twenty male triathletes ran on a treadmill at individual speeds, on three inclines: level (0%), 7% uphill (7%), and 7% downhill (-7%). Subsequently, the athletes performed an incremental ramp-to-exhaustion (RTE) protocol on an ergometric bicycle until task failure and repeated the running protocol (POST-RTE). During running and cycling was monitored perceived exertion (RPE) and heart rate (HR). Plantar pressure distribution, peak plantar pressure, total foot area, and ground contact time were measured by an in-shoe sensor. Analysis of variance showed that HR (p=0.001; η2=0.63) and RPE (p=0.001; η2=0.82 large effect) were higher in POST-RTE, without interactions between slopes and fatigue. The heel load showed difference between 0 and 7% and 7 and-7% (p =0.001; η 2 =0.44 large effect) with higher value in-7%. The midfoot showed differences between 0 and-7% with higher value in 0% (p =0.03; η 2 =0.15 small effect). The contact time showed interactions between fatigue and slopes with a higher value in POST-RTE. Coaches should be aware that training on the uphill and downhill surfaces can alter the plantar load on different foot parts. | - |
Descrição: dc.description | Institute of Physical Education and Sports Federal University of Ceará | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Physical Education Federal University of Maranhão | - |
Descrição: dc.description | Human Performance Laboratory Pernambuco State University | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Physical Education Federal Technological University of Paraná | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Physical Education Federal University of Rio Grande Do Norte, RN | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Unesp | - |
Descrição: dc.description | Biomechanics Faculty of Sport University of Porto | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Unesp | - |
Formato: dc.format | 797-803 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Sports Medicine | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | downhill running | - |
Palavras-chave: dc.subject | plantar load | - |
Palavras-chave: dc.subject | uphill running | - |
Título: dc.title | Effect of Fatigue and Graded Running on Kinematics and Kinetics Parameters in Triathletes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: