Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Alto Universitário | - |
Autor(es): dc.creator | Filho, Luís Cesar Esteves Flamínio | - |
Autor(es): dc.creator | Hartwig, Marcos Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Cesar Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:00:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:00:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s10064-022-02694-z | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239919 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239919 | - |
Descrição: dc.description | The use of Earth Pressure Balance (EPB) shields is still very modest for tunneling in urban areas in Brazil. This study analyzed and integrated geological data and excavation parameters of a segment of Route 2 (Lot 3) of the Line 5—Lilac (São Paulo Metro), between Campo Belo Station and Jesuíno Maciel Shaft. This segment is 557 m long and represents one of the first experiences on tunneling in transitional mixed face with pressurized shield machines in Brazil. The excavation performed an average advance rate of 7.7 m/day and intercepted different proportions of gneisses, saprolites, and residual soils. The results show how the excavation parameters respond to different geological materials. The sections excavated in mixed transitional ground conditions had several negative effects on the excavation process, similarly to that described in other projects worldwide. Finally, results also suggested the nominal torque was insufficient for excavation of the segment. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Geosciences and Environmental Graduate Program), 24-A Avenue | - |
Descrição: dc.description | Department of Geology Federal University of Espírito Santo Alto Universitário, Guararema | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Geosciences and Environmental Graduate Program), 24-A Avenue | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Bulletin of Engineering Geology and the Environment | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | EPB | - |
Palavras-chave: dc.subject | Excavation parameters | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lithological profile | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mixed face | - |
Palavras-chave: dc.subject | TBM | - |
Título: dc.title | EPB excavation in transitional mixed face: Line 5—Lilac (São Paulo Metro, Brazil) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: