Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ottonicar, Selma Leticia Capinzaiki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:21:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:21:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4018/978-1-7998-2543-2.ch009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239845 | - |
Descrição: dc.description | Fake news has influenced politics, economy, and society in Brazil. Because of that, some people have developed actions to fight against fake news and disseminate its consequences to people. In order to fight against fake news, individuals need critical literacy to verify the trustfulness of information sources. This chapter has three purposes: It intends to discuss the state of the art of scientific studies of fake news in Brazil. It aims to do documentary research to describe the policies and actions that were created to inform the population about the consequences of fake news. And it aims to show critical literacy concepts and the application of Brazilian standards and indicators of information and media literacy. The methodology is based on documentary research and a systematic literature review. The results demonstrate the journalistic, scientific, and political actions to fight against fake news. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 204-221 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Navigating Fake News, Alternative Facts, and Misinformation in a Post-Truth World | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Brazilian policy and actions to fight against fake news: A discussion focused on critical literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: