
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alfenas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Aalborg Universitet | - |
| Autor(es): dc.creator | Jark, Paulo C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Raposo-Ferreira, Talita M. M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Terra, Erika M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Matiz, Oscar R. Sierra[UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Anai, Letícia A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca-Alves, Carlos E. | - |
| Autor(es): dc.creator | Tinucci-Costa, Mirela | - |
| Autor(es): dc.creator | Laufer-Amorim, Renee | - |
| Autor(es): dc.creator | De Nardi, Andrigo B. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:42:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:42:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0_6 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239843 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239843 | - |
| Descrição: dc.description | In Brazil, the right of all students to education is legally reinforced in order to make educational institutions truly inclusive. However, in inclusive contexts, the processes of exclusion, which previously were explicit, have often been transformed into local and implicit actions. Such microexclusions may be carried out covertly, which makes it difficult to identify and denounce them. In particular, we investigate what types of microexclusions can be identified in inclusive contexts. In so doing, we present a range of cases of microexclusions, which illustrates that overall processes of macroinclusions can be accompanied by microexclusions. This applies to any educational context, including inclusive mathematics education. We identify eight different types of microexclusions having to do with ignoring, normalising, paying special attention to, barring, labelling, disqualification, stigmatising and institutionalising. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Alfenas | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Rio Claro | - |
| Descrição: dc.description | Aalborg Universitet, Aalborg | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Rio Claro | - |
| Formato: dc.format | 55-70 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Macroinclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Microexclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Types of microexclusions | - |
| Título: dc.title | Microexclusion in Inclusive Mathematics Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: