Do palco a tela: uma experiência de ensino de teatro on-line

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRomano, Lucia Regina Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorChagas, Jaqueline Teixeira das-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:51:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:51:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239826-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239826-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho pretende refletir sobre a importância do ensino do teatro diante do contexto de isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19 no Brasil, apresentando experiências educacionais remotas ocorridas em 2021, no âmbito do ensino formal, em escolas de teatro profissionalizantes. Investiga-se possibilidades de abordagens pedagógicas para o ensino de teatro on-line, observando aspectos sócio-econômicos, pedagógicos e estéticos que envolvem este tipo de experiência de ensino-aprendizado, a exemplo do curso profissionalizante observado na Escola de Teatro Macunaíma. São empregados como suporte para o debate as reflexões de pensadores como Jorge Dubatti, Gordon Craig, Peter Brook, além de pesquisadores que se dedicaram à observação e pesquisa do ensino de teatro por meio do ensino remoto.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to reflect on the importance of theater teaching in the context of social distancing determined by the coronavirus pandemic in Brazil, presenting remote educational experiences that took place in 2021, within the scope of formal education, in professional theater schools. Possibilities of pedagogical approaches to on-line theater teaching are investigated, observing socio-economic, pedagogical and aesthetic aspects that involve this type of teaching-learning experience, as in the professional course observed at the Macunaíma theater school. The reflections of such as Jorge Dubatti, Gordon Craig, Peter Brook are used as support for the debate, as well as researchers who have dedicated themselves to the observation and research of theater teaching through remote teaching.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância - Ensino auxiliado por computador-
Título: dc.titleDo palco a tela: uma experiência de ensino de teatro on-line-
Título: dc.titleFrom stage to screen: an on-line theater teaching experience-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.