
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Serrano, Eliane Patricia Grandini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Biasi, Isadora Laís | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:04:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:04:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239818 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239818 | - |
| Descrição: dc.description | A Pesquisa pretende discutir e elucidar quais foram os impactos e as dificuldades enfrentadas por 10 professores polivalentes de ensino fundamental na disciplina de artes durante a pandemia de COVID-19 em escolas públicas municipais da cidade de Lençóis Paulista, como também mostrar quais foram as estratégias do governo federal e do estado de São Paulo buscaram para minimizar a evasão escolar através da legislação do período estudado, além de mostrar qual foi o papel da tecnologia nesse novo modelo de ensino, o ensino remoto emergencial. Para isso foi realizado uma linha história sobre o ensino da arte no Brasil tendo como base os estudo de Ana Mae Barbosa, estabelecendo relações importantes para a educação básica e a disciplina de artes. | - |
| Descrição: dc.description | The Research intends to discuss and elucidate the impacts and difficulties faced by 10 polyvalent elementary school teachers in the discipline of arts during the COVID-19 pandemic in municipal public schools in the city of Lençóis Paulista, as well as showing what were the strategies the federal government and the state of São Paulo sought to minimize school dropout through the legislation of the studied period, in addition to showing the role of technology in this new teaching model, emergency remote teaching. For this, a history line was carried out on the teaching of art in Brazil based on the studies of Ana Mae Barbosa, establishing important relationships for basic education and the discipline of arts. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID 19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ana Mae Barbosa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legislação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | São Paulo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores Polivalentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legislation | - |
| Título: dc.title | O ensino de Artes na pandemia: dificuldades e enfrentamentos dos professores polivalentes de ensino fundamental da rede municipal da cidade de Lençóis Paulista | - |
| Título: dc.title | The teaching of Arts in the pandemic: difficulties and faces of multipurpose teachers in the municipal network of the city of Lençóis Paulista | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: