Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Simioni, Gabriela da Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:23:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:23:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239761 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239761 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo investigar o(s) porquê(s) paramos de brincar depois que crescemos. Há muitas pesquisas no campo da infância e da educação infantil que afirmam a importância do brincar para as crianças - é direito primordial delas poderem brincar, e faz parte de sua formação enquanto sujeitos neste mundo. Porém, chega um momento que estes espaços de brincadeiras, jogos e ludicidade vão diminuindo, outras prioridades são (im)postas. O brincar que era importante, não é mais sério, e é colocado de escanteio, para quando sobrar, e se sobrar um tempo. Tempo este, que na vida adulta, parece sempre estar na contramão. Corremos na intenção de ganharmos tempo, e na verdade estamos perdendo, cada vez mais. Brincar é sério, é urgente, e necessário. Nessa brincadeira-reflexiva, brinco em companhia das pesquisas de Isabella Dragão, John Huizinga, Jorge Larrosa, para entender a importância do jogo e da brincadeira e a sua seriedade. Na tentativa de sonhar outros mundos possíveis, e continuar construindo castelos de areia, tive a companhia de pensadores do brincar como Lydia Hortélio, Antônio Nóbrega e Claudio Thebas. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to investigate the reason(s) why we stop playing after we grow up. There are several researches around the fields of childhood and child education that state how important playing is for children – it’s their primordial right to play and it’s a part of their formation as subjects in this world. But there is a moment when these spaces for plays and for games become smaller. Other priorities are imposed upon us. Once important, playing is no longer serious. Then, it’s pushed aside for when, and if, we get some free time. And time, in adult life, seems to always be in the wrong direction. We run with the intention of gaining time, when we’re actually losing it more and more. Playing is serious, is urgent and necessary. In this reflective game, I play along with the researches by Isabella Dragão, John Huizinga and Jorge Larrosa to understand the importance and seriousness of games and plays. In an attempt to dream other possible worlds and to keep building sand castles, I had the company of playing thinkers like Lydia Hortélio, Antônio Nobrega and Claudio Thebas. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recreação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Título: dc.title | Adultos brincantes: por que paramos de brincar ao crescer? Ou paramos de brincar para crescer? | - |
Título: dc.title | Playing adults: why do we stop playing when we grow up? Or do we stop playing to grow up? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: