
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tassinari, Ricardo Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberto, Leonardo Mietto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:19:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:19:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239752 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239752 | - |
| Descrição: dc.description | Esse trabalho tem por objetivo expor e demonstrar uma possível solução à dicotomia teoria-mundo de acordo com a perspectiva hegeliana, o que será feito por meio da explicitação das etapas que o pensamento realiza ao apreender o mundo e os objetos, para posteriormente mostrar como as experiências de um Eu pensante – tanto “externas” como “internas” a consciência – são necessárias para que o ser humano se apreenda enquanto um sujeito singular, capaz de subsumir o conceito dos objetos dentro um pensamento complexo que se auto relaciona, mas que não se diferencia, em absoluto, daquilo que é “externo” em relação a consciência, pois a separação entre sujeito e objeto se resolve no conceito de Espírito, a partir do momento em que um Eu ultrapassa a cisão existente entre o pensar e o mundo, justamente porque compreende a conexão entre a Coisa Pensada e o Ser da Coisa – compreensão que está para além da fenomenologia e só pode ser entendida por meio da Lógica. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to expose and demonstrate a possible solution to the theory-world dichotomy according to the Hegelian perspective, which will be done by explaining the steps that thought takes when apprehending the world and objects, to later show how the experiences of a thinking I – both “external” and “internal” to consciousness – are necessary for the human being to apprehend himself as a singular subject, capable of subsuming the concept of objects within a complex thought that is self-related, but that does not differentiates itself absolutely from what is “external” in relation to consciousness, since the separation between subject and object is resolved in the concept of Spirit, from the moment an I overcomes the existing split between thinking and the world, precisely because it understands the connection between the Thing Thought and the Being of the Thing – an understanding that goes beyond phenomenology and can only be understood through Logic. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conceito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mundo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Entendimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concept | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Think | - |
| Palavras-chave: dc.subject | World | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Understanding | - |
| Título: dc.title | A superação da dicotomia teoria-mundo de acordo com a lógica hegeliana: a ideia absoluta e seu autodesenvolvimento no mundo subjetivo e objetivo da consciência | - |
| Título: dc.title | Overcoming the theory-world dichotomy according to hegelian logic: the absolute idea and its self-development in the subjective and objective world of consciousness | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: