Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Assis, Alice | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Kalleb Vinicius Machado de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239733 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239733 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa investigar concepções humanistas de Carl Rogers para a educação que possam contribuir para o Ensino de Física. A importância das formulações psicopedagógicas de Rogers para a atividade docente contemporânea se torna evidente quando se observa que um determinado alinhamento de competências (a ser cultivado pelo docente) pode gerar um processo evolutivo de conhecimento e também de mudança de comportamento do discente, que através da experiência e da experimentação, utiliza mais do seu potencial natural para o aprendizado. Dessa forma, a proposta deste trabalho para o Ensino de Física é o uso de uma abordagem centrada no aluno em conjunção com atividades experimentais de baixo custo, e assim buscar uma aprendizagem significativa em Física concomitante ao crescimento do aluno como pessoa. É importante compreender que o uso de uma metodologia de ensino mais estimulante, a exemplo da construção de experimentos pelas mãos dos próprios alunos, faz com que a aprendizagem seja finalmente percebida como algo relevante para a vida dos estudantes. Dessa maneira, a Física pode deixar de ser entediante e descontextualizada, passando a ser uma ciência que gera curiosidade, motiva descobertas e produz conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to investigate Carl Rogers’ humanistic conceptions to education that can contribute to the Physics Teaching. The importance of Rogers' psychopedagogical formulations for contemporary teaching activity becomes evident when it is observed that a certain alignment of competences (to be cultivated by the teacher) can generate an evolutionary process of knowledge and also of change in student behavior, whom through experience and experimentation uses more of its natural potential for learning. In that sense, the proposal of this work for the Physics Teaching is the use of a student-centered approach in conjunction with low-cost experimental activities, and thus seek significant learning in Physics concomitant with student growth as a person. It is important to understand that the use of a more stimulating teaching methodology, such as the construction of experiments by the hands of the students themselves, makes learning finally be perceived as relevant to the students' lives. In that manner, Physics can stop being boring and decontextualized, becoming a science that generates curiosity, motivates discoveries and produces knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carl Rogers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento de baixo custo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Significant learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Humanística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Low-cost experiment | - |
Título: dc.title | A abordagem humanista no ensino de física: uma proposta com experimentos de baixo custo | - |
Título: dc.title | The humanist approach in physics teaching: a proposal with low-cost experiments | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: