Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Vanessa Teixeira do | - |
Autor(es): dc.contributor | Ciolac, Emmanuel Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Murilo Henrique Percides dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:25:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:25:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239723 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239723 | - |
Descrição: dc.description | OBJETIVO: Identificar o grau de motivação para a prática de atividade física de um grupo de mulheres idosas participantes de um programa educacional desenvolvido no projeto de extensão universitária “Ativa Melhor Idade”, que promove a prática de exercícios físicos comunitários para a população da cidade de Bauru. As participantes do estudo eram previamente ativas fisicamente. Os âmbitos da motivação analisados foram: o controle do estresse, a saúde, a sociabilidade, a competitividade, a estética e o prazer. MÉTODOS: 44 mulheres idosas (73 ± 5,54) previamente ativas fisicamente foram selecionadas para o estudo. Elas realizavam treinos funcionais 3 vezes por semana e as sessões tinham duração entre 50 e 60 minutos. A coleta de dados se iniciou com uma anamnese e avaliações clínicas basais, como peso, estatura, índice de massa corporal, pressão arterial sistólica e diastólica e frequência cardíaca, seguido da avaliação do nível de motivação (Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física) (IMPRAF-54). RESULTADO: A competitividade (80%) foi o principal fator que contribuiu para a motivação desse grupo, seguido pela sociabilidade (70%), controle do estresse (60%), saúde (50%), prazer (40%) e estética (25%). CONCLUSÃO: A competitividade foi a dimensão que recebeu o maior escore neste estudo, apesar de não estarem praticando atividades esportivas competitivas. A segunda e a terceira colocação, a sociabilidade e o controle do estresse, respectivamente, também apresentaram escores elevados, corroborando com a literatura. | - |
Descrição: dc.description | PURPOSE: To identify and characterize the rate of motivation to practice physical activity by a group of best elderly women that participate in an educational program developed by an university extension project “Ativa Melhor Idade”, which promotes the practice of communal physical exercise to the population of the city of Bauru. The participants of the study were previously physical active. The areas of motivation analyzed were stress control, health, sociability, competitiveness, aesthetics and pleasure. METHOD: 44 elderly women (73 ± 5,54) previously physical active were selected to the study. They where engaged in functional training 3 times a week and the sessions lasted between 50 to 60 minutes. The data collection began with an anamnesis and some clinical baseline assessments, like weight, stature, body mass index, systolic and diastolic blood pressure, and heart rate, followed by the level of motivation assessment (Inventory of Motivation to Practice Regular Physical Activity) (IMPRAF- 54). RESULTS: The competitiveness (80%) was the main factor that contributed to the motivation of this group, followed by sociability (70%), stress control (60%), health (50%), pleasure (40%) and aesthetics (25%). CONCLUSION: Competitiveness was the dimension with the highest score on this study, even not practicing competitive sports activities, that dimension was the one with the highest score on this study. The second and third places, the sociability and the stress control, respectively, also showed high scores, corroborating with the literature. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres idosas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elderly | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Older woman | - |
Título: dc.title | Fatores motivadores para a prática regular de exercícios físicos em mulheres idosas de baixa renda: identificação de um grupo | - |
Título: dc.title | Motivating factors for the regular practice of physical exercices in low-income elderly women: identification of a group | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: