O fantástico bem debaixo dos nossos narizes: poética a partir da pareidolia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBamonte, Joedy Luciana Barros Marins-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCampos, Thomás Felipe Valle de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:42:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:42:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239673-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239673-
Descrição: dc.descriptionA série experimental “O fantástico bem debaixo dos nossos narizes” foi concebida a partir de uma coleta sensível, através de fotografia por smartphone, de pareidolias que percebi nos elementos cotidianos ao meu redor, no decorrer dos últimos anos, tendo os frottages e grattages de Max Ernst como principal referência histórica. Ao longo de sua execução, utilizando a estruturação em rede criada por Cecília Almeida Salles, podem ser notados diversos outros desdobramentos no que diz respeito à outras de minhas tendências estilísticas, que encontraram solo fértil nessa premissa principal da série para dar importantes passos rumo a seu amadurecimento. Referências artísticas e conceituais também incluem outras técnicas e jogos surrealistas visando a instrumentalização do acaso, exemplos de outros herdeiros contemporâneos desse ethos, experimentações próprias e artigos tratando da busca pela sinestesia nas Artes Visuais.-
Descrição: dc.descriptionThe experimental series “The fantastic right under our noses” was conceived starting with a sensible gathering, utilizing smartphone photography, of pareidolia occurrences that I perceived in common day to day elements around me, throughout these last few years, having Max Ernst’s frottages and grattages as my main historical reference. Throughout said series, utilizing structuring in network created by Cecília Almeida Salles, several other unfoldments concerning other of my stylistic tendencies are notable, for they have found fertile soil in the main premise of this series to walk important steps towards maturity. Artistic and conceptual references also include other surrealist techniques and games aiming at the instrumentalization of chance, examples of other contemporary heirs to that ethos, my own experimentations and articles dealing with the search for sinestesia in the Visual Arts-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso criativo-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa visual-
Palavras-chave: dc.subjectPareidolia-
Palavras-chave: dc.subjectSurrealismo-
Palavras-chave: dc.subjectJogos surrealistas-
Palavras-chave: dc.subjectMax Ernst-
Palavras-chave: dc.subjectFrottage-
Palavras-chave: dc.subjectGrattage-
Palavras-chave: dc.subjectSinestesia-
Título: dc.titleO fantástico bem debaixo dos nossos narizes: poética a partir da pareidolia-
Título: dc.titleThe fantastic right under our noses: draming poetics from pareidolia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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