
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Lilian Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Pedro Paulo Restaino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:40:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:40:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239665 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239665 | - |
| Descrição: dc.description | A iniciação esportiva é um momento fundamental para a aprendizagem de determinadas modalidades esportivas. A literatura traz algumas críticas acerca das metodologias adotadas por profissionais de Educação Física que atuam com a iniciação esportiva, que muitas vezes apresentam um caráter mais tecnicista. Existem propostas que buscam superar essas metodologias, buscando trazer outros conhecimentos acerca do esporte, levando em consideração aspectos táticos, tomada de decisão e o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste trabalho foi buscar identificar as metodologias de ensino relatadas por profissionais da Educação Física que atuam com a iniciação esportiva na prefeitura de uma cidade do interior de São Paulo. Foram entrevistados três profissionais que atuam na cidade, e a partir dos relatos que trouxeram, foram identificadas três categorias de análise: Metodologias de ensino, expectativas dos profissionais, e dificuldades enfrentadas pelos profissionais neste período de ensino. Em relação às metodologias aplicadas, observou-se que, a partir dos relatos, os profissionais adotam práticas mais tradicionais, voltadas a aspectos mais tecnicistas, entretanto, em relação às expectativas, a formação de atletas não foi a mais observada, levando a concluir que buscam ensinar o esporte não somente pensando no alto rendimento. Por fim, as dificuldades relatadas se relacionaram com a influência dos responsáveis, e o entendimento por parte dos iniciantes. | - |
| Descrição: dc.description | Sports initiation is a fundamental moment for learning certain sports. The literature brings some criticisms about the methodologies adopted by Physical Education professionals who work with sports initiation, which often have a more technical character. There are proposals that seek to overcome these methodologies, seeking to bring other knowledge about the sport, taking into account tactical aspects, decision making and cognitive development. The objective of this work was to seek to identify the teaching methodologies related by Physical Education professionals who work with sports initiation in the city hall of a city in the interior of São Paulo. Three professionals who work in the city were interviewed, and from the reports they brought, three categories of analysis were identified: teaching methodologies, expectations of professionals, and difficulties faced by professionals in this teaching period. Regarding the applied methodologies, it was observed that, from the reports, the professionals adopt more traditional practices, focused on more technical aspects, however, in relation to expectations, the training of athletes was not the most observed, leading to the conclusion that seek to teach the sport not only thinking about high performance. Finally, the difficulties were related to the influence of those responsible, and understanding by the beginners. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Esportes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iniciação esportiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expectativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sport | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expectations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sports initiation | - |
| Título: dc.title | Metodologias de ensino na iniciação esportiva: perspectivas de profissionais de educação física | - |
| Título: dc.title | Teaching methodologies in sports initiation: perspectives of physical education professionals | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: