Licenciatura em Física: contribuição para um instrumento de análise do PPP

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Maria Antônia Ramos de-
Autor(es): dc.contributorBarros, Ricardo Abdalla-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPimenta, Pedro Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:54:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:54:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239637-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239637-
Descrição: dc.descriptionO trabalho em questão trata da problemática da falta de licenciados em física na rede de ensino básico e uma análise de um Instituto Federal do interior de São Paulo como uma possível ajuda à demanda de professores. Primeiramente utilizamos dados dos sensos do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para diagnosticar a oferta e demanda de professores de física licenciados no Brasil, indicando que não há número suficiente de docentes na rede básica. Posteriormente, foi apresentada a iniciativa dos Institutos Federais (IF), seus objetivos e seu norteamento, devido à amplitude de cursos de licenciatura que estas instituições abriram no Brasil e, em especial, aos cursos de licenciatura em física criados no Estado de São Paulo. Foram abertos 6 cursos nessa modalidade no Estado e esta pesquisa analisou a proposta formativa do curso de licenciatura em Física em um câmpus do interior paulista. Foi realizada uma pesquisa teórica acerca da temática formação de professores em física e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do referido curso. Como resultados, apontamos que, apesar do documento formativo estar bem organizado e estruturado, não fica claro a articulação das disciplinas em propostas mais integradoras, haja visto que este é o ponto base da proposta, e, da forma como está descrito no documento, não há clareza de como deva ser a ação teórico metodológica dos professores e funcionários. Faltou também uma clareza maior sobre as concepções de avaliação e a diferenciação dos critérios e instrumentos que serão adotados pelos docentes. Como conclusão, destacamos a importância da criação dos cursos de licenciatura no contexto nacional, validado via Institutos Federais e reforçamos a importância de que a criação desses cursos venha da valorização institucional para com a formação de professores em física, por meio de propostas formativas contidas no PPP que sejam de fato inovadoras, balizadas na ação interdisciplinar e articuladas em eixos de forma clara e precisa no referido documento.-
Descrição: dc.descriptionThe work in question deals with the problem of the lack of physics graduates in the basic education system and an analysis of a Federal Institute of the interior of São Paulo as a possible aid to the demand of teachers. First we use data from the senses of the Ministry of Education (MEC) and the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) to diagnose the supply and demand of physics teachers licensed in Brazil, indicating that there are not enough teachers in the basic system. Subsequently, the initiative of the Federal Institutes (IF) was showed, its objectives and its orientation, due to the wide range of undergraduate courses that these institutions opened in Brazil and especially to the undergraduate physics courses in the State of São Paulo. Six courses were opened in this modality in the State and this research analyzed the formative proposal of the Physics Degree Course in a campus in the interior of São Paulo. A theoretical research was conducted on the subject of teacher training in physics and documental analysis of the Pedagogical Political Project (PPP) of the referred course. As results, we point out that, although the formative document is well organized and structured, it is not clear the articulation of the disciplines in more integrative proposals, since this is the base point of the proposal. The way that the document describes the proposal, there is no clarity as to how it should be the theoretical-methodological action of teachers and staff. There was also a lack of clarity about the conceptions of assessment and the differentiation of criteria and instruments that will be adopted by teachers. In conclusion, we highlight the importance of the creation of undergraduate courses in teaching in the national context, validated via Federal Institutes, and reinforce that the importance of these courses comes from the institutional appreciation for the training of teachers in physics, through formative proposals contained in PPPs that are in fact innovative, based on interdisciplinary action and articulated in a clear and precise way in this document.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em física-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Político Pedagógico-
Título: dc.titleLicenciatura em Física: contribuição para um instrumento de análise do PPP-
Título: dc.titleDegree in Physics: contribution to a PPP analysis instrument-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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