Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Débora Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Giovanna Regina da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239635 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239635 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho buscou levantar e analisar os aspectos envolvidos na trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei, no tocante às suas experiências educacionais e seu entorno. Através da pesquisa qualitativa com entrevista semi-estrutura e aprofundamento teórico, buscou-se compreender quais aspectos da trajetória escolar de adolescentes em cumprimento de MSE, mais especificamente em meio aberto (PSC e Liberdade Assistida), podem - ou não - estar relacionados ao fracasso ou sucesso escolar. Os dados coletados nesta pesquisa demonstraram que todos os entrevistados apresentavam defasagem idade-série, evidenciando a problemática da evasão escolar, por vezes logo no início da trajetória escolar. Os adolescentes apontaram ainda, para uma boa relação professor-aluno e aluno-instituição, colocando em evidência a falta de suporte familiar e uma majoritária visão utilitarista de educação, demonstrada por todos os entrevistados na pesquisa. Fato este que direciona para a ideia de que a escola, como agência socializadora, é incapaz de competir com outra agência socializadora que entra em ação, o crime. Sendo necessário que se voltem os esforços e atenção para a educação de jovens em conflito com a lei, a fim de ressignificar suas trajetórias escolares e de vida. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medida socioeducativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade assistida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente em conflito com a lei | - |
Palavras-chave: dc.subject | ECA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetória escolar | - |
Título: dc.title | Aspectos da trajetória escolar de adolescentes em conflito com a lei | - |
Título: dc.title | Aspects of the school trajectory of adolescents in conflict with the law | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: