
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rinaldi, José Gilberto Spasiani | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Hanzawa, Bruna Yukari | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:30:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:30:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239630 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239630 | - |
| Descrição: dc.description | Todo setor educacional brasileiro, atualmente, tem passado por muitas transformações, sejam causadas pelas próprias instituições de ensino como pelos setores governamentais. A pós-graduação stricto sensu também enfrenta estas transformações de forma a estabelecer um padrão de qualidade em formação de recursos humanos e de sua penetração no mercado de trabalho tornando o investimento empreendido justificado. Neste trabalho se pretende aplicar análise de correspondência simples e múltipla com a intenção de traçar o perfil dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-Unesp). O intuito é contribuir com o processo de planejamento estratégico e autoavaliação do programa, considerando os critérios de avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Um típico problema que se enfrenta nesse tipo de proposta é que as variáveis que podem suportar essa análise são do tipo categóricas, atributos que os discentes do programa possuem, tais como tipo de instituição que frequentaram antes da inserção no PPGE. É proposto então um estudo sobre o a elaboração de um perfil dos alunos do programa com a finalidade de, em pesquisa futura, relacionar este com a inserção obtida no mercado de trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | The entire Brazilian educational sector has currently undergone many transformations, whether caused by educational institutions themselves or by government sectors. The stricto sensu post-graduation also faces these transformations in order to establish a quality standard in human resources training and its penetration in the labor market, making the investment undertaken justified. This work intends to apply simple and multiple correspondence analysis with the intention of tracing the profile of the students of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Faculty of Science and Technology of the Universidade Estadual Paulista (FCT-Unesp). The aim is to contribute to the program's strategic planning and self-evaluation process, considering the four-year evaluation criteria of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). A typical problem faced in this type of proposal is that the variables that can support this analysis are of the categorical type, attributes that the students of the program have, such as the type of institution they attended before entering the PPGE. A study is then proposed on the elaboration of a profile of the students of the program with the purpose of, in future research, relating this with the insertion obtained in the labor market. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perfil discente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de correspondência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Post-graduate | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student profile | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Correspondence analysis | - |
| Título: dc.title | O perfil dos estudantes do programa de pós-graduação em educação da FCT-UNESP por meio da análise de correspondência | - |
| Título: dc.title | The profile of students in the post-graduate program in education at FCT-UNESP through correspondence analysis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: