
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chaluh, Laura Noemi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Alexandre Henrique Tagawa de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:30:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:30:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239626 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239626 | - |
| Descrição: dc.description | Durante a realização do curso de Ciências Biológicas na modalidade de Licenciatura, tive contato com os estágios em escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, realizados em dupla, nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Nessas experiências observei diferenças entre as aulas desenvolvidas pelos professores já formados e em exercício da profissão e as aulas preparadas pelos universitários que desejavam atuar na área futuramente. Com essa inquietação, decidi fazer uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) no Google Acadêmico, que tematizasse a Formação Inicial (estágio e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID) e Continuada de professores de Ciências e Biologia. Foram selecionados os artigos contemplando o período de 2010-2019 e que continham a palavra-chave: Professor/a de Biologia no título. O presente estudo teve como objetivos: mapear artigos científicos que problematizem a Formação dos Professores de Ciências e Biologia e identificar as temáticas que são abordadas nos referidos artigos. Após análises dos artigos, os mesmos foram agrupados na categoria Formação Inicial e na categoria Formação Continuada. Ainda no contexto da Formação Inicial, foi possível subdividir os artigos em dois blocos: o primeiro trata da Prática Docente e o segundo tematiza sobre os Aspectos Curriculares na Formação de Professores de Biologia. Já os artigos que tratam da Formação Continuada foram subdivididos em três blocos distintos: Concepções de Ensino, Cursos de Formação Continuada e Dificuldades no Ensino de Ciências e Biologia. A partir dos estudos, pode-se explicitar que a Prática Docente na Formação Inicial de Professores de Biologia propiciou uma formação mais ampla e diversificada, mas, na categoria Formação Continuada, ainda ocorreu um predomínio da concepção técnica de ensino, que visa buscar uma solução para os problemas encontrados durante o ensino. Com isso, espera-se contribuir com a ampliação do conhecimento no campo da Formação de Professores nesta área. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revisão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | - |
| Título: dc.title | Produção científica sobre a formação dos professores de biologia | - |
| Título: dc.title | Scientific production on the training of biology teachers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: