Produção científica sobre a formação dos professores de biologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaluh, Laura Noemi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Alexandre Henrique Tagawa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:30:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:30:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239626-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239626-
Descrição: dc.descriptionDurante a realização do curso de Ciências Biológicas na modalidade de Licenciatura, tive contato com os estágios em escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, realizados em dupla, nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Nessas experiências observei diferenças entre as aulas desenvolvidas pelos professores já formados e em exercício da profissão e as aulas preparadas pelos universitários que desejavam atuar na área futuramente. Com essa inquietação, decidi fazer uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) no Google Acadêmico, que tematizasse a Formação Inicial (estágio e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID) e Continuada de professores de Ciências e Biologia. Foram selecionados os artigos contemplando o período de 2010-2019 e que continham a palavra-chave: Professor/a de Biologia no título. O presente estudo teve como objetivos: mapear artigos científicos que problematizem a Formação dos Professores de Ciências e Biologia e identificar as temáticas que são abordadas nos referidos artigos. Após análises dos artigos, os mesmos foram agrupados na categoria Formação Inicial e na categoria Formação Continuada. Ainda no contexto da Formação Inicial, foi possível subdividir os artigos em dois blocos: o primeiro trata da Prática Docente e o segundo tematiza sobre os Aspectos Curriculares na Formação de Professores de Biologia. Já os artigos que tratam da Formação Continuada foram subdivididos em três blocos distintos: Concepções de Ensino, Cursos de Formação Continuada e Dificuldades no Ensino de Ciências e Biologia. A partir dos estudos, pode-se explicitar que a Prática Docente na Formação Inicial de Professores de Biologia propiciou uma formação mais ampla e diversificada, mas, na categoria Formação Continuada, ainda ocorreu um predomínio da concepção técnica de ensino, que visa buscar uma solução para os problemas encontrados durante o ensino. Com isso, espera-se contribuir com a ampliação do conhecimento no campo da Formação de Professores nesta área.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores Formação-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Título: dc.titleProdução científica sobre a formação dos professores de biologia-
Título: dc.titleScientific production on the training of biology teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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