Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Benetti, Bernadete | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno, Bebiana Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:46:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:46:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239608 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239608 | - |
Descrição: dc.description | Há muita discussão sobre o currículo de Ciências tradicionalmente adotado nas escolas brasileiras, e o quanto esses ensinamentos não se conectam ao cotidiano do aluno, sendo apresentados de forma artificial e distante dos processos pelos quais foram originados. É necessário que as práticas educacionais proporcionem ao aluno a possibilidade de compreender os processos pelos quais os conhecimentos são produzidos, se apropriando e podendo aplicá los na sua prática cotidiana e cidadã, preenchendo o aprendizado de sentido. Neste trabalho tivemos por objetivo analisar, por meio de uma narrativa de experiência, as contribuições do Ensino de Ciências por Investigação na formação do educando, a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática Investigativa. A sequência foi desenvolvida a partir do eixo temático “processos fermentativos” e aplicada a três turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental II, em uma escola particular na cidade de São Paulo. O tema foi organizado em três blocos temáticos: no bloco 1 foi desenvolvida a fermentação alcoólica, a partir da produção de pães, no bloco 2 a fermentação lática, a partir da produção de iogurte de kefir, no bloco 3 a fermentação acética, a partir da produção de kombucha. Como atividade de encerramento foi trabalhada a divulgação científica, a partir da organização, pelos alunos, de um evento de socialização dos trabalhos desenvolvidos. Os resultados apresentam as reflexões da docente sobre as possíveis contribuições, das diferentes práticas aplicadas, para a formação do indivíduo, analisadas à luz dos referenciais teóricos abordados neste trabalho, assim como os possíveis papéis do professor neste processo. O protagonismo do estudante e o desenvolvimento de habilidades e competências foram exploradas no desenvolvimento da sequência didática, não apenas na proposição de uma metodologia ativa, mas proporcionando espaços para os alunos atuarem como protagonistas do processo de aprendizagem, propondo diferentes atividades que pudessem ampliar as possibilidades de o aluno atuar com maior autonomia. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Anos finais | - |
Título: dc.title | Ensino de ciências por investigação: possibilidades didáticas para a formação crítica do educando | - |
Título: dc.title | Science teaching by investigation: didactic possibilities for the critical formation of the student | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: