Aprendizagem e adaptação do saque no tênis de campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Sérgio Tosi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorChiarantano, Giovani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:42:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:42:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239586-
Descrição: dc.descriptionA prática de uma atividade física com o objetivo de aprendizagem é apenas uma maneira de “ensaiar” uma tarefa. Pensando nisso, o método Play and Stay surgiu com o intuito de facilitar e popularizar a prática do tênis ao redor do mundo. Utilizando quadras menores e bolas mais lentas, essa fórmula se mostrou uma nova estratégia para iniciar pessoas no esporte. Portanto, foi avaliado, de forma comparativa, qual a maneira mais eficiente de introduzir o saque a pessoas que nunca tiveram a oportunidade de jogar tênis antes, utilizando a metodologia do Play and Stay contra a metodologia “convencional”, que se resume em realizar os saques idênticos aos da regra oficial do jogo. No total, doze pessoas foram divididas igualmente em dois grupos, fizeram um treinamento de 100 saques e foram submetidas ao teste avaliativo ITN. Por fim, analisando os resultados, o grupo Play and Stay obteve ligeira vantagem nas pontuações em todos os quesitos, se mostrando eficiente e indicando benefícios ao aprendizado do aluno, sua motivação e prazer ao praticar.-
Descrição: dc.descriptionThe Play and Stay method emerged with the aim of facilitating and popularizing the practice of tennis around the world. Using smaller courts and slower balls, this method proved to be a new strategy to introduce people to the sport. With this in mind, we evaluated, in a comparative way, the most efficient strategy to introduce the serve to people who have never played before, using the Play and Stay methodology against the “conventional” methodology, which is summarized in performing official serves. A total of twelve people were evenly divided into two groups, and subjected to one hundred serve training and the ITN. Finally, analyzing the results, the play and stay group was more successful in the scores of all items, proving to be efficient and fulfilling what it promises.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSaque-
Palavras-chave: dc.subjectConvencional-
Palavras-chave: dc.subjectParticipante-
Palavras-chave: dc.subjectServe-
Palavras-chave: dc.subjectPlay and Stay-
Palavras-chave: dc.subjectConventional-
Palavras-chave: dc.subjectParticipant-
Título: dc.titleAprendizagem e adaptação do saque no tênis de campo-
Título: dc.titleLearning and adapting the serve in tennis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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