Potencialidades da modelagem matemática e da música no ensino-aprendizagem de funções trigonométricas na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo, Rubens de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMelo, Matheus Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239552-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239552-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um estudo de caráter bibliográfico sobre o uso da Modelagem Matemática e da Música no ensino-aprendizagem de funções trigonométricas durante a educação básica. A presente monografia propõe uma análise de dados, onde foram compiladas pesquisas em um banco de dados para a compreensão das potencialidades do uso desta abordagem em sala de aula. Ao final foi elaborada uma proposta de atividade de modelagem do som, no intuito de encaminhar ao professor uma forma, dentre as várias existentes, de trabalhar as funções trigonométricas usando a Modelagem Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a bibliographical study on the use of Mathematical Modeling and Music in the teaching-learning of trigonometric functions during basic education. This monograph proposes a data analysis, where surveys were compiled in a database to understand the potential of using this approach in the classroom. At the end, a proposal for a sound modeling activity was elaborated, with the aim of providing the teacher with a way, among the many existing ones, of working with trigonometric functions using Mathematical Modeling.-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo presenta un estudio bibliográfico sobre el uso de la Modelación Matemática y la Música en la enseñanza-aprendizaje de funciones trigonométricas durante la educación básica. Esta monografía propone un análisis de datos, donde se compilaron encuestas en una base de datos para comprender el potencial del uso de este enfoque en el aula. Al final se elaboró ​​una propuesta de actividad de modelización sonora, con el objetivo de brindar al docente una forma, entre las muchas existentes, de trabajar con funciones trigonométricas utilizando la Modelación Matemática.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFunções trigonométricas-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modeling-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometric functions-
Palavras-chave: dc.subjectModeling-
Palavras-chave: dc.subjectFunciones trigonométricas-
Título: dc.titlePotencialidades da modelagem matemática e da música no ensino-aprendizagem de funções trigonométricas na educação básica-
Título: dc.titlePotentialities of mathematical modeling and music in the teaching-learning of trigonometric functions in basic education-
Título: dc.titlePotencialidades de la modelación matemática y la música en la enseñanza-aprendizaje de funciones trigonométricas en educación básica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.