
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | SIlvestrini, Luiz Henrique da Cruz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Feitosa, Hércules de Araújo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Romulo Albano de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:11:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:11:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239546 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239546 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta uma investigação de parte das atividades realizadas no projeto de extensão universitária “Raciocínio Lógico e os Princípios da Argumentação” - RacioLog - vinculado ao Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru. Trata-se de um estudo de caso qualitativo em que os dados foram coletados a partir das aplicações dos Testes da Cartas em encontros do RacioLog, tal que por teste das cartas entende-se o teste de raciocínio lógico mediante o uso da condicional elaborado por Peter Cathcart Wason. Esta pesquisa tem por objetivo central compreender se o ensino de estruturas lógicas formais, abordadas durante os encontros do projeto de extensão RacioLog, propicia algum ganho no desenvolvimento do raciocínio lógico. Para alcançar o objetivo indicado foram feitas análises das respostas e resoluções dos testes das cartas dos alunos externos, participantes do RacioLog, oriundos dos anos finais do Ensino Médio das escolas públicas de Bauru, cursinhos e instituições parceiras do projeto, bem como a análise das gravações de áudio, feitas durante o desenvolvimento das atividades. | - |
| Descrição: dc.description | The present work presents an investigation of part of the activities carried out in the university extension project “Logical Reasoning and the Principles of Argumentation” - RacioLog - linked to the Department of Mathematics of the School of Sciences of São Paulo State University (UNESP) “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru campus. This is a qualitative case study in which data were collected from the applications of Wason Selection Task (or four-card problem) in RacioLog lessons, such that by Wason Selection Task we mean the test of logical thinking through the use of the conditional elaborated by Peter Catcart Wason. The main objective of this research is to understand whether teaching of formal logical structures, addressed during the extension project meetings RacioLog, provides some gain in the development of logical reasoning. To reach the indicated objective, were made analyzes of the answers and resolutions by the tests applied on external students, participants of RacioLog, from the final years of High School from public schools in Bauru, courses and partner institutions of the project, as well as the analysis of recorded audios, made during the development of activities. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio lógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de lógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teste de Wason | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Logical reasoning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Logic teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Logic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wason selection test | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University extension | - |
| Título: dc.title | O uso do raciocínio lógico nos testes de Wason | - |
| Título: dc.title | The use of logical reasoning in the Wason selection tasks | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: