Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Suely, Master | - |
Autor(es): dc.contributor | Master, Suely | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ganan, Alessandra Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:54:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:54:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239441 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239441 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho trata do teatro como ferramenta para desenvolvimento e restabelecimento da confiança de crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual. O que faz com que tantas crianças e adolescentes sofram abuso sexual, sobretudo dentro de casa? A pesquisa aborda o contexto e as consequências do abuso sexual para crianças e adolescentes e a relação com as famílias. Traz ainda informações sobre o transtorno de estresse pós-traumático em crianças e adolescentes. A pesquisa vai falar sobre jogos teatrais e improvisação, pela ótica de Viola Spolin e Augusto Boal, e ver como podem ser e são usados no desenvolvimento /restabelecimento da confiança e autoestima em terapias e psicoterapias para tratamento de traumas e transtornos mentais. E a partir daí, contextualiza algumas ferramentas que existem como arteterapia e psicodrama e como podem ajudar nesse processo de enfrentamento, entendimento, aceitação e uma possível superação. Partindo de algumas experiências compartilhadas, pensando em uma parte prática de aplicação em um futuro mestrado, usando jogos teatrais e atividades artísticas, o trabalho vai então apresentar alguns exercícios para compor uma oficina para crianças e adolescentes, abordando o tema de autoconfiança e autoestima. | - |
Descrição: dc.description | The work deals with theater as a tool for developing and restoring the trust of children and adolescents who have suffered sexual abuse. What causes so many children and adolescents to suffer sexual abuse, especially at home? The research addresses the context and consequences of sexual abuse for children and adolescents and the relationship with families. It also provides information about post-traumatic stress disorder in children and adolescents. The research will talk about theatrical games and improvisation, from the perspective of Viola Spolin and Augusto Boal, and see how they can be and are used in the development/restoration of confidence and self-esteem in therapies and psychotherapies for the treatment of trauma and mental disorders. And from there, it contextualizes some tools that exist as art therapy and psychodrama and how they can help in this process of coping, understanding, acceptance and a possible cure. Starting from some shared experiences, thinking about a practical part of application in a future master's degree, using theatrical games and artistic activities, then the research will present some exercises to compose a workshop for children and adolescents, approaching the theme of self-confidence and selfesteem. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças maltratadas sexualmente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes maltratados sexualmente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arteterapia | - |
Título: dc.title | O teatro como ferramenta para o desenvolvimento e restabelecimento da confiança de crianças e adolescentes que sofreram abusos sexuais | - |
Título: dc.title | The theater as a tool for the development and restoring children's confidence and adolescents who suffered sexual abuse | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: