
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Paulo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Vitor Arraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:20:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:20:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239412 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239412 | - |
| Descrição: dc.description | Essa dissertação apresenta uma perspectiva de análise que converge antropologia, sociologia e história do Japão para compreender como o cineasta Akira Kurosawa retratou a tradição cultural japonesa no filme Yume (Sonhos), de 1990, tomado como material de pesquisa. Ainda que a tradição e a cultura japonesa possam ser vistas de forma essencialista, e isto significa restringi las a valores passadistas e princípios imutáveis, esse trabalho parte da seguinte premissa: a cultura japonesa é um sistema simbólico uma vez que determina motivações e disposições dentro de processos contínuos de ressignificação da realidade social. A tradição, por sua vez, enquanto um conjunto de práticas rituais e simbólicas inspira, nos sujeitos, normas de comportamento mediante a repetição. Tais conceitos foram aplicados para pensar as representações simbólicas de um país que amiúde dialoga com o passado. Aqui, portanto, cultura e tradição são dimensões que se encontram em relação mútua. Sabendo disso, os símbolos do Japão Showa (1926-1989) foram delimitados para a análise pois concentram muitos traumas, conflitos e contradições vivenciadas pelos japoneses, revelando os modos como o diretor retratou a experiência japonesa. A análise fílmica – como metodologia da antropologia visual – foi imprescindível para este estudo, porque ao decompor (descrever) e reconstruir (interpretar) os segmentos da produção, concluiu-se que Kurosawa nos apresenta, por meio do filme, um léxico particular a partir do qual discorre sobre a tradição cultural do Japão. Assim, o artista retratou essa tradição cultural ao conceitualizar os sonhos e, nesse percurso, reinterpretou diversos símbolos da sociogênese japonesa. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation presents an analysis perspective that converges anthropology, sociology and Japanese history to understand how filmmaker Akira Kurosawa portrayed the Japanese cultural tradition in the 1990 film Yume (Dreams), taken as research material. Although Japanese tradition and culture can be seen in an essentialist way, and this means restricting them to past values and immutable principles, this work starts from the following premise: Japanese culture is a symbolic system since it determines motivations and dispositions within of continuous processes of resignification of social reality. Tradition, in turn, as a set of ritual and symbolic practices, inspires behavior norms in subjects through repetition. Such concepts were applied to think about the symbolic representations of a country that often dialogues with the past. Here, therefore, culture and tradition are dimensions that are in mutual relationship. Knowing this, the symbols of Showa Japan (1926-1989) were delimited for analysis because they concentrate many traumas, conflicts and contradictions experienced by the Japanese, revealing the ways in which the director portrayed the Japanese experience. The film analysis - as a methodology of visual anthropology - was essential for this study, because by decomposing (describing) and reconstructing (interpreting) the segments of the production, it was concluded that Kurosawa presents us, through the film, a particular lexicon from which discusses the cultural tradition of Japan. Thus, the artist portrayed this cultural tradition when conceptualizing dreams and, in this way, reinterpreted several symbols of Japanese sociogenesis. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espírito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História do Japão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Morte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Natureza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ritual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segunda Guerra Mundial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociogênese japonesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual anthropology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movie theater | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Spirit | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Japan history | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Death | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Second World War | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Japanese sociogenesis | - |
| Título: dc.title | Representações da tradição cultural japonesa: um estudo do filme Yume (Sonhos) de Akira Kurosawa | - |
| Título: dc.title | Representations of the Japanese cultural tradition: a study of the film Yume (Dreams) by Akira Kurosawa | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: