
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Picchi, Achille Guido | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mattos, Luccas Zaghis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239276 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239276 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa teve como objetivo comentários crítico-metodológicos relevantes sobre as obras realizadas pelo compositor estadunidense Michael Giacchino para os Estúdios de Animação Pixar, entre 2004 a 2017, para auxiliar o processo de estudo da composição cinematográfica voltada para o mercado de animação infantil. Com essa finalidade, a pesquisa visa à aplicação de conceitos basilares, como narratividade, síncrise, música diegética e música programática, os quais são cruciais para a concepção de uma trilha fílmica, a fim de condensar o enredo e essência do filme em uma única música tema. Retratando a trajetória do cinema, da animação e de suas bandas sonoras, apontamos suas eras, notáveis por sua relevância para a indústria e diversas obras que foram marcos para o florescimento da trilha fílmica e seus compositores. Assim, com a realização de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso, foi possível refletir como as obras de Michael Giacchino apresentam relevância significativa para que novos compositores possam extrair conceitos primordiais que auxiliem na criação de trilhas narrativas audiovisuais voltadas às animações infantis, aplicando também as técnicas composicionais do próprio Giacchino. | - |
| Descrição: dc.description | The research aimed at a critical view and study of the relevance of the works made by the American composer Michael Giacchino for Pixar Animation Studios, between 2004 and 2017, to aid the process of studying film composition for the children's animation market. For this purpose, the research aimed to the application of basic concepts, such as narrativity, synchresis, diegetic music and programmatic music, are crucial for the conception of a film score, in order to condense the plot and essence of the film in a single theme song. Portraying the trajectory of cinema, animation and its soundtracks, we point out its eras, notable for their relevance to the industry, and several works that were milestones for the flourishing of the film score and its composers. Thus, through a bibliographic research and a case study, it was possible to think over how the works of Michael Giacchino have significant relevance so that new composers can extract primordial concepts that will help them in the creation of audiovisual narrative tracks directed to children's animations, specially using the compositional techniques of Giacchino himself. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trilha sonora para cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Animação (Cinematografia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Giacchino, Michael | - |
| Título: dc.title | Trilha sonora na animação infantil: comentários crítico-metodológicos relevantes sobre as obras de Michael Giacchino para os Estúdios Pixar | - |
| Título: dc.title | Film Score at Children's Animation: Relevant Critico-Methodological Comments over Michael Giacchino's Works for Pixar Studios | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: