Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Luís Antônio Francisco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Amêndola, Victória Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:34:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:34:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239253 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239253 | - |
Descrição: dc.description | O debate sobre a igualdade e a diferença tem sido penosa tanto para os movimentos sociais e seus agentes quanto para os acadêmicos que o esmiúçam e buscam por soluções ou por posições estratégicas. De fato, o debate é visto como um tema de alta complexidade e que está emaranhado como um nó górdio. Isso posto, tem-se por objetivo geral desta monografia investigar as possibilidades de novas perspectivas sobre o debate igualdade-diferença sob a hipótese de que se pode chegar a elas partindo das contribuições teóricas de Michel Foucault. Sendo assim, esta será uma pesquisa qualitativa e teórica que se baseará no método genealógico. Esse método, frente aos limites de uma monografia, se colocará a partir de sua característica essencial: pensar um problema a partir do presente. Utilizarei o debate hodierno da igualdade-diferença como ferramenta de análise e paradigma para se discutir aspectos da teoria foucaultiana e aspectos da sociologia do conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | The debate about equality and difference has been a painful one for social movements and their agents as well as for the academics who scrutinize it and search for solutions or strategic positions. In fact, the debate is seen as a highly complex issue that is tangled like a Gordian knot. This being said, the general objective of this monograph is to investigate the possibilities of new perspectives on the equality-difference debate under the hypothesis that new perspectives can be reached based on Michel Foucault's theoretical contributions. Thus, this will be a qualitative and theoretical research that will be based on the genealogical method. This method, given the limits of a monograph, will be based on its essential characteristic: thinking about a problem from the present. I will use today's equality-difference debate as an analytical tool and a paradigm to discuss aspects of Foucauldian theory and aspects of the sociology of knowledge. | - |
Descrição: dc.description | El debate sobre la igualdad y la diferencia ha sido doloroso tanto para los movimientos sociales y sus agentes como para los académicos que lo examinan y buscan soluciones o posiciones estratégicas. De hecho, el debate se considera una cuestión muy compleja que se enreda como un nudo gordiano. Dicho esto, el objetivo general de esta monografía es investigar las posibilidades de nuevas perspectivas en el debate igualdad-diferencia bajo la hipótesis de que pueden alcanzarse a partir de las aportaciones teóricas de Michel Foucault. Así pues, se tratará de una investigación cualitativa y teórica que se basará en el método genealógico. Este método, dados los límites de una monografía, se basará en su característica esencial: pensar un problema desde el presente. Utilizaré el actual debate igualdad-diferencia como herramienta analítica y paradigma para discutir aspectos de la teoría foucaultiana y aspectos de la sociología del conocimiento. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade/diferença | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equality/difference | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdad/diferencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conocimiento | - |
Título: dc.title | Uma problematização ética do conhecimento: contribuições de Michel Foucault para o debate sobre igualdade e diferença | - |
Título: dc.title | An ethical problematization of knowledge: Michel Foucault's contributions to the debate on equality and difference | - |
Título: dc.title | Una problematización ética del saber: las aportaciones de Michel Foucault al debate sobre la igualdad y la diferencia | - |
Título: dc.title | Une problématisation éthique de la connaissance : les contributions de Michel Foucault au débat sur l'égalité et la différence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: