Ensino de ciências, parâmetros curriculares nacionais e base nacional comum curricular: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampo, Luciana Maria Lunardi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Lucas Nain Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:54:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:54:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239227-
Descrição: dc.descriptionComo objeto central do estudo temos o ensino de Ciências em dois currículos brasileiros: Parâmetro Curricular Nacional (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O referencial escolhido foi a pedagogia histórico-crítica, sendo assim, assumimos que esses documentos estão alinhados às ideologias neoliberais. Tal efeito de ascensão das políticas neoliberais no Brasil e na América Latina, aconteceram a partir da década de 1990, influenciando a definição das políticas educacionais desse momento. A luz da pedagogia histórico crítica entende-se, que o papel da escola é o ensino de conhecimentos científicos, destacando os conhecimentos de Ciências Naturais, como centrais à formação humana e a transformação da sociedade. O objetivo do trabalho é analisar o ensino de Ciências Naturais nos currículos nacionais PCN e BNCC para os anos finais do ensino fundamental, em especial os conteúdos, metodologias e objetivos propostos. Esta é uma pesquisa documental, em que será feita uma análise a partir de uma perspectiva crítica de educação, buscaremos partirmos do empírico em direção ao concreto. Como resultado, evidenciou-se mudanças do PCN para a BNCC, como maior quantidade de objetivos, e maior alinhamento com a pedagogia das competências. Consequentemente, encontramos menos conteúdos na BNCC do que no PCN, com maior retirada de conteúdo nas áreas de Biologia, seguida da Química e Física. Também houve, diminuição na quantidade dos métodos, mas destacando ao mesmo tempo uma continuidade dos métodos ativos em ambos os currículos aparecendo de forma proeminente. Com isso, coloca-se que esses aspectos estão relacionados às pedagogias do “aprender a aprender” trazendo implicações como o esvaziamento do currículo, alunos que aprendam a aprender e formação direcionada ao para o mercado de trabalho e o cotidiano. Em contraposição a isso, há pedagogia histórico-crítica, que traz discussão sobre conteúdo, forma e destinatário, possibilitando a efetiva transmissão dos conhecimentos e consequentemente a elevação da capacidade sincrética em direção ao pensamento teórico, que é a expressão mais complexa de desenvolvimento.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência-
Título: dc.titleEnsino de ciências, parâmetros curriculares nacionais e base nacional comum curricular: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica-
Título: dc.titleScience teaching, national curricular parameter and national common curricular base: an analysis in the light of critical-historical pedagogy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.