Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campo, Luciana Maria Lunardi | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Lucas Nain Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:54:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:54:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239227 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239227 | - |
Descrição: dc.description | Como objeto central do estudo temos o ensino de Ciências em dois currículos brasileiros: Parâmetro Curricular Nacional (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O referencial escolhido foi a pedagogia histórico-crítica, sendo assim, assumimos que esses documentos estão alinhados às ideologias neoliberais. Tal efeito de ascensão das políticas neoliberais no Brasil e na América Latina, aconteceram a partir da década de 1990, influenciando a definição das políticas educacionais desse momento. A luz da pedagogia histórico crítica entende-se, que o papel da escola é o ensino de conhecimentos científicos, destacando os conhecimentos de Ciências Naturais, como centrais à formação humana e a transformação da sociedade. O objetivo do trabalho é analisar o ensino de Ciências Naturais nos currículos nacionais PCN e BNCC para os anos finais do ensino fundamental, em especial os conteúdos, metodologias e objetivos propostos. Esta é uma pesquisa documental, em que será feita uma análise a partir de uma perspectiva crítica de educação, buscaremos partirmos do empírico em direção ao concreto. Como resultado, evidenciou-se mudanças do PCN para a BNCC, como maior quantidade de objetivos, e maior alinhamento com a pedagogia das competências. Consequentemente, encontramos menos conteúdos na BNCC do que no PCN, com maior retirada de conteúdo nas áreas de Biologia, seguida da Química e Física. Também houve, diminuição na quantidade dos métodos, mas destacando ao mesmo tempo uma continuidade dos métodos ativos em ambos os currículos aparecendo de forma proeminente. Com isso, coloca-se que esses aspectos estão relacionados às pedagogias do “aprender a aprender” trazendo implicações como o esvaziamento do currículo, alunos que aprendam a aprender e formação direcionada ao para o mercado de trabalho e o cotidiano. Em contraposição a isso, há pedagogia histórico-crítica, que traz discussão sobre conteúdo, forma e destinatário, possibilitando a efetiva transmissão dos conhecimentos e consequentemente a elevação da capacidade sincrética em direção ao pensamento teórico, que é a expressão mais complexa de desenvolvimento. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência | - |
Título: dc.title | Ensino de ciências, parâmetros curriculares nacionais e base nacional comum curricular: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica | - |
Título: dc.title | Science teaching, national curricular parameter and national common curricular base: an analysis in the light of critical-historical pedagogy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: