Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valle, Adriana Polachini do | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Benedito, Gabrielly de Souza Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:29:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:29:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239213 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239213 | - |
Descrição: dc.description | As pessoas transgêneros são as que não se identificam com o sexo biológico atribuído a elas no nascimento, essa discordância é chamada de disforia de gênero. Alguns indivíduos buscam a afirmação de gênero através de um conjunto de medidas e tratamentos para afirmar fenotipicamente o gênero que a pessoa se identifica. O laboratório de patologia clínica tem um papel muito importante no auxílio do tratamento da afirmação de gênero desses pacientes, já que é onde os exames periódicos e de controle hormonal são feitos. E por esse motivo algumas atitudes em relação ao paciente transgênero deve ser tomadas no laboratório de patologia clínica. O principal objetivo do trabalho é avaliar os conhecimentos e atitudes relativos ao atendimento aos indivíduos transgêneros em laboratórios de patologia clínica. A metodologia adotada baseia-se em um estudo transversal com amostra por conveniência, através da aplicação de um questionário eletrônico, com perguntas sobre o perfil de laboratórios de patologia clínica e também sobre os conhecimentos e atitudes do atendimento à pacientes transgêneros. Mediante a análise das respostas do questionário, observou-se que existe uma iniciativa de alguns laboratórios para evitar a discriminação de pacientes transexuais nesse ambiente, porém mesmo com a visibilidade do tema e importância do assunto, ainda não existe uma unanimidade sobre o atendimento desses pacientes em laboratórios de patologia clínica, sendo necessário mudanças nos serviços de saúde para um atendimento igualitário para todas as pessoas. | - |
Descrição: dc.description | Transgender people are those who do not identify with the biological sex assigned to them at birth, this disagreement is called gender dysphoria. Some individuals seek gender affirmation through a set of measures and treatments to phenotypically affirm the gender that the person identifies. The clinical pathology laboratory has a very important role in helping to treat the gender affirmation of these patients, since it is where periodic exams and hormonal control are carried out. And for this reason, some attitudes towards the transgender patient must be taken in the clinical pathology laboratory. The main objective of this work is to evaluate the knowledge and attitudes related to the care of transgender individuals in clinical pathology laboratories. The methodology adopted is based on a cross-sectional study with a convenience sample, through the application of an electronic questionnaire, with questions about the profile of clinical pathology laboratories and also about the knowledge and attitudes of caring for transgender patients. Through the analysis of the questionnaire responses, it was observed that there is an initiative by some laboratories to avoid discrimination against transsexual patients in this environment, but even with the visibility of the theme and the importance of the subject, there is still no unanimity about the care of these patients. in clinical pathology laboratories, requiring changes in health services for equal care for all people. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transgênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Técnicas de laboratório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disforia de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afirmação de gênero | - |
Título: dc.title | Conhecimentos e atitudes sobre o atendimento ao paciente transgênero em laboratórios de patologia clínica | - |
Título: dc.title | Knowledge and attitudes about transgender patient care in clinical pathology laboratories | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: