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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Feitosa, Juliana da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Conrado, Rafael Ragozoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:59:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:59:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239137 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239137 | - |
Descrição: dc.description | Realizar atividades físicas são importantes para uma vida saudável e equilibrada. Existem muitos exercícios físicos elaborados de forma a estimular diferentes aspectos do corpo, como o sistema cardiovascular ou cada um dos tecidos musculares, a fim de buscar otimizar seus benefícios. Porém, é possível observar certa resistência a sua realização rotineira tendo em vista sua natureza monótona e repetitiva. Com o objetivo de superar essa barreira presente em diversas tarefas, pode-se recorrer a gamificação, que usa elementos típicos de jogos, sobretudo digitais, para tornar mais interessante quaisquer atividades. Foram utilizados conceitos de gamificação aplicados no contexto de exercício físico para buscar estimular a realização de atividade física entre adultos, e contribuir para a manutenção de uma vida ativa entre os usuários. Isso foi feito por meio de um software gamificado feito na plataforma Unity para ser usado na lousa inteligente Huawei IdeaHub que conta com um sistema operacional Windows e uma câmera. O software possui um menu com estatísticas, conquistas e exercícios com descrição da atividade. Com isso, o usuário realiza exercícios providenciados pelo software, visualizando informações sobre a atividade e com a câmera do IdeaHub, capturando os movimentos para contar os exercícios. | - |
Descrição: dc.description | Physical activities are important for a healthy and balanced life. There are many physical exercises designed to stimulate different aspects of the body, such as the cardiovascular system or each of the muscle tissues, in order to optimize their benefits. However, there is a certain resistance to their routine performance due to their monotonous and repetitive nature. In order to overcome this barrier present in various tasks, one can resort to gamification, which uses typical elements of games, especially digital ones, to make any activities more interesting. Concepts of gamification have been used in the context of physical exercise to try to stimulate the performance of physical activity among adults, and to contribute to the maintenance of an active life among users. This was done through a gamified software made on the Unity platform to be used on the Huawei IdeaHub smartboard that runs on Windows operating system and has a camera. The software has a menu with statistics, achievements and exercises with description of the activity. With this, the user performs exercises provided by the software, viewing information about the activity and with the camera of the IdeaHub, capturing the movements to count the exercises. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios Físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lousa Inteligente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Smart screen | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical activities | - |
Título: dc.title | Gamificação de exercícios físicos com lousa inteligente | - |
Título: dc.title | Gamification of physical exercise with smart screen | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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