Indicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relações

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Luciana Maria Lunardi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ícaro Scalisse de Freitas-
Autor(es): dc.creatorJacomin, João Vinícius Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Marcos Antonio Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:04:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:04:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239135-
Descrição: dc.descriptionO Brasil é caracterizado por um cenário de desigualdade social, que se reflete numa disparidade da qualidade de ensino ofertada à população. Os cursinhos populares têm como público-alvo estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo uma importante ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior, possibilitando aprendizagens aos estudantes. No processo de aprendizagem, fatores importantes são o autoconceito e a autoestima. O objetivo desta pesquisa é investigar indícios do autoconceito acadêmico e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a relação com a aprendizagem de biologia à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Foram utilizados questionários com estudantes e tutores, seguido de análise textual discursiva. Os resultados indicam a presença de sentimentos de insuficiência, autocobrança e medo de não atingir as expectativas e que o interesse pessoal, a motivação e a posição social que ocupam contribuem para uma melhoria da autopercepção dos estudantes e do valor que atribuem a si.-
Descrição: dc.descriptionBrazil is marked by a scenario of social inequality, which is reflected in a disparity in the quality of education offered to the population. The popular courses are aimed at students in a situation of socioeconomic vulnerability, being an important tool for democratizing access to higher education, improving learning. Self-concept and Self-esteem are important factors in the learning process. The objective of this research is to investigate evidence of the academic self-concept and self-esteem of students in a popular course and the relationship with learning biology according to Historical-Critical Pedagogy. Questionnaires for students and tutors were used, followed by discursive textual analysis. The results indicate the presence of feelings of insufficiency, self-demand and fear of not meeting expectations and that the personal interest, motivation and social position they occupy contribute to an improvement in the students' self-perception and the value they attribute to themselves.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAutopercepção-
Palavras-chave: dc.subjectAutoestima-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Título: dc.titleIndicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relações-
Título: dc.titleSelf-concept and self-esteem indicators of students in a popular course and biology learning: investigating relationships-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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