Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Luciana Maria Lunardi | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Ícaro Scalisse de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Jacomin, João Vinícius Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcos Antonio Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:04:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:04:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239135 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239135 | - |
Descrição: dc.description | O Brasil é caracterizado por um cenário de desigualdade social, que se reflete numa disparidade da qualidade de ensino ofertada à população. Os cursinhos populares têm como público-alvo estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo uma importante ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior, possibilitando aprendizagens aos estudantes. No processo de aprendizagem, fatores importantes são o autoconceito e a autoestima. O objetivo desta pesquisa é investigar indícios do autoconceito acadêmico e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a relação com a aprendizagem de biologia à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Foram utilizados questionários com estudantes e tutores, seguido de análise textual discursiva. Os resultados indicam a presença de sentimentos de insuficiência, autocobrança e medo de não atingir as expectativas e que o interesse pessoal, a motivação e a posição social que ocupam contribuem para uma melhoria da autopercepção dos estudantes e do valor que atribuem a si. | - |
Descrição: dc.description | Brazil is marked by a scenario of social inequality, which is reflected in a disparity in the quality of education offered to the population. The popular courses are aimed at students in a situation of socioeconomic vulnerability, being an important tool for democratizing access to higher education, improving learning. Self-concept and Self-esteem are important factors in the learning process. The objective of this research is to investigate evidence of the academic self-concept and self-esteem of students in a popular course and the relationship with learning biology according to Historical-Critical Pedagogy. Questionnaires for students and tutors were used, followed by discursive textual analysis. The results indicate the presence of feelings of insufficiency, self-demand and fear of not meeting expectations and that the personal interest, motivation and social position they occupy contribute to an improvement in the students' self-perception and the value they attribute to themselves. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autopercepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoestima | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Título: dc.title | Indicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relações | - |
Título: dc.title | Self-concept and self-esteem indicators of students in a popular course and biology learning: investigating relationships | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: