Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Domingos, Cláudia Regina Bonini | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Eduardo Figueiredo Teles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:56:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:56:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239116 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239116 | - |
Descrição: dc.description | A doação de sangue é um tema recorrente e importante no cotidiano, seja pela divulgação nas mídias, como a televisão e as redes sociais, ou por meio de conversas sobre o assunto com doadores ou profissionais da área. Sendo assim, a escola pode ser uma grande oportunidade para a abordagem e contextualização desse assunto, uma vez que os estudantes compreendem a importância de se ter todos os tipos sanguíneos em um hemocentro, todavia não sabem a causa da incompatibilidade entre os grupos sanguíneos e a origem dessas diferentes classificações. Ademais, o fato de haverem determinados medos, receios e paradigmas pode fazer com que as pessoas não se dirijam até um hemocentro. Assim , o presente trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento e as percepções dos estudantes de ensino médio sobre a temática de doação de sangue e correlacionar essas variáveis com medo, receio e questões equivocadas que eles possam ter. Foi observada a interferência dessas variáveis no interesse de doação pelos respondentes, entretanto não se sabe até que ponto essas variáveis interferem na construção do conhecimento sobre a doação e o que pode ser feito para mudar essa situação, sendo a sala de aula um local importante para se tratar desse assunto e contextualizá-lo com os conteúdos vistos, indo ao encontro com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | - |
Descrição: dc.description | Blood donation is a common and important subject in everyday life, either through the media, such as television and social networks, or through conversations about the subject with donors or professionals in the area. Therefore, the school can be a great opportunity to approach and contextualize this subject, since students understand the importance of having all blood types in a blood center, however they do not know the cause of the incompatibility between blood groups and the origin of these different classifications. Furthermore, the fact that there are certain fears, apprehensions and paradigms can prevent people from going to a blood center. Thus, the present work aims to evaluate the knowledge and perceptions of high school students on the subject of blood donation and to correlate these variables with fear, apprehension and mistaken questions that they may have. The interference of these variables in the respondents' interest in donating was observed, however it is not known to what extent these variables interfere in the construction of knowledge about donation and what can be done to change this situation, with the classroom being an important place for to deal with this subject and contextualize it with the contents seen, going against the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos sanguíneos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doação de sangue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetic teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blood groups | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blood donation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Título: dc.title | Por que doar sangue? - perceções dos estudantes de ensino médio sobre o assunto | - |
Título: dc.title | Why donate blood? - perceptions of high school students on the subject | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: