Geografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPezzato, João Pedro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Murilo de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:36:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:36:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239114-
Descrição: dc.descriptionAs práticas e demandas sobre o papel da Geografia dentro da educação são fluidas e seguem as condições que implicam a localização geográfica e temporal. Os professores entrevistados possuem experiência dentro do estado de São Paulo, mais especificamente no interior. A história oral foi a metodologia utilizada neste trabalho visando a compreensão de alguns recortes históricos distintos dentro do ensino de Geografia. Os assuntos levantados foram abordados a partir da perspectiva dos entrevistados, muitos dos aspectos subjetivos focados em detalhes seriam perdidos ao se estudar o ensino de Geografia por outras metodologias. Foi produzido um documentário de curta-metragem que compila falas que obtiveram destaque durante as entrevistas de professores. O modelo do documentário é o de documentário direto, no qual os entrevistados possuem mais liberdade do que na maior parte dos documentários, que direcionam mais as falas à vontade de quem o produz. Além do registro a respeito do papel da Geografia escolar ao longo do tempo, algumas das principais questões tratadas ao longo do trabalho foram salientadas a partir de inquietações levantadas durante as falas dos professores.-
Descrição: dc.descriptionThe practices and demands on the role of Geography within education are fluid and follow the conditions that imply geographical and temporal location. The interviewed teachers have experience within the state of São Paulo, more specifically in the interior. The oral history was the methodology used in this work aiming at the understanding of some distinct historical cuts within the teaching of Geography. The issues raised were approached from the perspective of the interviewees, many of the subjective aspects focused on details would be lost when studying the teaching of Geography by other methodologies. A short documentary that compiles speeches highlighted during the interviews of teachers has been made. The documentary model is the direct documentary, in which the interviewees have more freedom than in most documentaries, which direct the speeches more to the will of those who produce it. In addition to the record regarding the role of school Geography over time, some of the main issues addressed throughout the work were highlighted by the concerns raised during the teachers' statements.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectHistória oral-
Palavras-chave: dc.subjectRelatos-
Palavras-chave: dc.subjectSchool geography-
Palavras-chave: dc.subjectOral history-
Palavras-chave: dc.subjectReports-
Título: dc.titleGeografia escolar e contextos da história oral: práticas no interior paulista-
Título: dc.titleSchool geography and contexts of oral history: practices in the interior of São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.