Narrativa bibliográfica sobre a violência escolar: contribuições para a formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Bárbara Leme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:22:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:22:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239108-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239108-
Descrição: dc.descriptionA partir das experiências possibilitadas pela participação nos programas de formação inicial para a docência (PIBID e Residência Pedagógica) e pelos estágios supervisionados da licenciatura em Geografia, a pesquisa trouxe como foco principal compreender as estruturas que implicam na marginalização escolar por meio do fenômeno da violência. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, do tipo narrativa. Mediante a investigação, observei que as exclusões sociais são provocadas na educação tendo como principal fator a violência simbólica. Conclui-se o trabalho construindo algumas análises de episódios que foram marcantes ao longo da graduação no curso de Geografia.-
Descrição: dc.descriptionCon base en las experiencias posibles gracias a la participación en los programas de formación inicial (PIBID y residencia pedagógica) y las practicas supervisadas de la licenciatura en Geografía, la investigación trae como foco principal comprender las estructuras que implican en la marginación escolar por medio del fenómeno de la violencia. La investigación se realizó en un enfoque cualitativo a través de la revisión de la literatura, de tipo narrativo. A través de la investigación, he observado que las exclusiones sociales son provocadas en la educación teniendo como principal factor la violencia simbólica. Se concluye el trabajo con la construcción de un análisis de episodios marcantes a lo largo del curso de pregrado en Geografía.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão-
Palavras-chave: dc.subjectSociedad-
Palavras-chave: dc.subjectExclusión-
Título: dc.titleNarrativa bibliográfica sobre a violência escolar: contribuições para a formação docente-
Título: dc.titleNarrativa bibliográfica sobre la violencia escolar: aportes a la formación docente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.