
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mesquita, Marcos José Cruz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Franchetto, Lucas de Jesus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:53:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:53:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239104 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239104 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho a seguir tem como objetivo a realização de uma breve análise a respeito de alguns materiais didáticos utilizados em aulas de teoria musical em instituições como escolas de música, conservatórios, escolas técnicas etc. Compreendendo que esses espaços possuem uma pluralidade de contextos sociais e culturais, torna-se necessário discutir se estes materiais contemplam essa variedade de contextos e se estão alinhados com o mundo contemporâneo. São discutidas estratégias do ensino musical tradicional e as metodologias mais recentes que, aparentemente, contribuem para um aprendizado musical mais significativo, como o uso de práticas criativas (a improvisação, o jogo musical, a composição etc.), apontadas por educadores como Swanwick, Gainza e Fonterrada. Para definir a escolha destes materiais, foi aplicado um questionário com professores da área de música que relataram quais materiais fizeram parte de suas formações musicais e suas opiniões a respeito do ensino da prática e da teoria musical. | - |
| Descrição: dc.description | The following work aims to analyse briefly some teaching materials used in music theory classes in institutions such as music schools, conservatories, technical schools, etc. Understanding that these spaces have a plurality of social and cultural contexts, it is necessary to discuss if these materials contemplate this variety of contexts and if they are aligned with the contemporary world. Traditional strategies of musical teaching are discussed, as well as more recent methodologies that apparently contribute to a more significant musical learning, such as the use of creative practices (improvisation, musical play, composition, etc.), pointed out by educators such as Swanwick, Gainza and Fonterrada. To define the choice of these materials, a questionnaire was applied to music teachers who reported which materials were part of their musical training and their opinions regarding the teaching of music practice and theory. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Título: dc.title | Consonâncias e dissonâncias no ensino de teoria musical: uma breve análise crítica de métodos e suas aplicações pedagógicas | - |
| Título: dc.title | Consonances and dissonances in music theory teaching: a brief critical analysis of methods and their pedagogical applications | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: