Consonâncias e dissonâncias no ensino de teoria musical: uma breve análise crítica de métodos e suas aplicações pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesquita, Marcos José Cruz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFranchetto, Lucas de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:53:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:53:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239104-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239104-
Descrição: dc.descriptionO trabalho a seguir tem como objetivo a realização de uma breve análise a respeito de alguns materiais didáticos utilizados em aulas de teoria musical em instituições como escolas de música, conservatórios, escolas técnicas etc. Compreendendo que esses espaços possuem uma pluralidade de contextos sociais e culturais, torna-se necessário discutir se estes materiais contemplam essa variedade de contextos e se estão alinhados com o mundo contemporâneo. São discutidas estratégias do ensino musical tradicional e as metodologias mais recentes que, aparentemente, contribuem para um aprendizado musical mais significativo, como o uso de práticas criativas (a improvisação, o jogo musical, a composição etc.), apontadas por educadores como Swanwick, Gainza e Fonterrada. Para definir a escolha destes materiais, foi aplicado um questionário com professores da área de música que relataram quais materiais fizeram parte de suas formações musicais e suas opiniões a respeito do ensino da prática e da teoria musical.-
Descrição: dc.descriptionThe following work aims to analyse briefly some teaching materials used in music theory classes in institutions such as music schools, conservatories, technical schools, etc. Understanding that these spaces have a plurality of social and cultural contexts, it is necessary to discuss if these materials contemplate this variety of contexts and if they are aligned with the contemporary world. Traditional strategies of musical teaching are discussed, as well as more recent methodologies that apparently contribute to a more significant musical learning, such as the use of creative practices (improvisation, musical play, composition, etc.), pointed out by educators such as Swanwick, Gainza and Fonterrada. To define the choice of these materials, a questionnaire was applied to music teachers who reported which materials were part of their musical training and their opinions regarding the teaching of music practice and theory.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria musical-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Título: dc.titleConsonâncias e dissonâncias no ensino de teoria musical: uma breve análise crítica de métodos e suas aplicações pedagógicas-
Título: dc.titleConsonances and dissonances in music theory teaching: a brief critical analysis of methods and their pedagogical applications-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.