Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lofego, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Quaglio, Ricardo Gregorini | - |
Autor(es): dc.creator | El Takche, Mateus Venezuela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:12:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:12:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239084 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239084 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trouxe um tema pouco explorado dentro da área de ciências, características taxonômicas e ecológicas dos animais pertencentes ao grupo dos aracnídeos, utilizando-se de metodologias investigativas e práticas, proporcionando maior curiosidade e participação dos alunos de 7º e 9º ano de uma escola estadual do estado de São Paulo. Para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, paulatinamente foram introduzidos conceitos científicos e suas aplicações, visando uma alfabetização científica para sustentar as ideias e imaginação dos alunos, ampliando a visão de mundo dos educandos. Durante a regência desse trabalho, a horta da escola foi reformada e ampliada graças à cooperação entre os alunos, estes, divididos em grupos de poucos integrantes e com funções específicas. Além disso, houve uma busca ativa por aracnídeos no ambiente escolar, contando com a supervisão e auxílio dos estagiários e da professora responsável. Os resultados desse trabalho mostraram um crescente interesse por parte dos estudantes, conforme as aulas de cunho mais teórico eram complementadas com alguma atividade prática, onde comumente os alunos faziam relatos pessoais envolvendo temas ministrados durante o trabalho, entendendo-se como eficiente a utilização de metodologias alternativas para o ensino de Ciências e Biologia. | - |
Descrição: dc.description | The present work brought a little explored theme within the area of science, taxonomic and ecological characteristics of animals belonging to the group of arachnids, using investigative and practical methodologies, providing greater curiosity and participation of 7th and 9th grade students from a school in the state of São Paulo. To facilitate the teaching-learning process, scientific concepts and their applications were gradually introduced, aiming at a scientific literacy to support the student’s ideas and imagination, broadening their world view. During the regency of this work, the school garden was reformed and expanded thanks to the cooperation between the students, who were divided into groups of a few members and with specific functions. In addition, there was an active search for arachnids in the school environment, with the supervision and assistance of the trainees and the teacher in charge. The results of this work showed a growing interest on the part of the students, as the more theoretical classes were complemented with some practical activity, where the students often made personal reports involving themes taught during the work, understanding the use of alternative methodologies for teaching science and biology as efficient. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aracnídeos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arachnids | - |
Título: dc.title | Relatório de estágio sobre as características taxonômicas, ecológicas e de interesse médico dos aracnídeos | - |
Título: dc.title | Internship report on the taxonomic, ecological and medical characteristics of arachnids | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: