A presença da alquimia em eventos e revistas do ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Mônica Regina Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBatista, Lucas Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:51:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:51:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239079-
Descrição: dc.descriptionA Alquimia, a partir da visão da História e Filosofia da Ciência, pode ser compreendida com base no contexto no qual se desenvolveu. Por meio disso, é possível realizar reflexões acerca dos ideais e concepções de mundo dos alquimistas e sobre as dimensões que compunham o conhecimento alquímico, ou seja, nos permite compreender a complexa natureza de um fazer científico daquilo que serviu como base para a Química moderna. Esse tipo de discussão contribui para o aprimoramento do Ensino de Ciências, contextualizando o processo científico enquanto construção humana e histórica, e a Alquimia, com sua complexa fundamentação, permite que a interdisciplinaridade possa ser melhor explorada nas aulas de Química. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho de Estado da Arte é investigar de que forma e com que frequência que a temática “Alquimia” tem sido articulada nos últimos 10 anos em importantes eventos e revistas da área de Ensino de Ciências e Química, principalmente no que se refere à formação de professores, uma vez que é nessa etapa que se inicia o processo educativo. A partir do levantamento realizado, percebeu-se que, apesar do seu potencial, há um número bem escasso de trabalhos que abordam essa temática de uma forma geral no Ensino de Ciências e Química e menor ainda no que refere àqueles que são voltados para a formação de professores, principalmente nas revistas. Isso indica um certo desinteresse ou desconhecimento sobre as possibilidades na abordagem dessa temática por parte dos pesquisadores da área, o que pode estar relacionado com o olhar positivista e equivocado que se tem sobre a Alquimia, de que a mesma é só algo mágico, obscuro e não é capaz de contribuir para a Ciência nos moldes contemporâneos que, infelizmente, ainda segue presente no âmbito científico. Frente a isso, ressalta-se a importância de a Alquimia ser melhor explorada, principalmente, em cursos de formação de professores, para que esse olhar sobre a mesma seja aprimorado e que, dessa forma, contribua para uma melhor compreensão da Natureza da Ciência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlquimia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e filosofia da ciência-
Título: dc.titleA presença da alquimia em eventos e revistas do ensino de Química-
Título: dc.titleThe presence of alchemy in Chemistry teaching events and journals-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.