Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Prado, Simone das Graças Domingues | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Sarah Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:43:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:43:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/239074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239074 | - |
Descrição: dc.description | A medida de isolamento social adotada por vários países como forma de contenção do coronavírus implicou diretamente no aumento de usuários da internet. Para muitas pessoas, o uso dessa ferramenta se tornou imprescindível para trabalhos, estudos e até mesmo para socialização. Levando-se em conta que cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, é necessário garantir que informações por meio da web sejam o mais abrangente possível. Para isso, esta pesquisa propõe a criação de um guia simplificado sobre acessibilidade na internet para auxiliar desenvolvedores e designers a criar aplicações web inclusivas. Após um levantamento bibliográfico, foram feitas adaptações em um site da UNESP, validadas por meio de testes com pessoas portadoras de diferentes deficiências. O guia foi construído a partir da análise destes dados e do levantamento bibliográfico. | - |
Descrição: dc.description | The lockdown measure adopted by several countries to contain the coronavirus directly resulted in the increase of internet users. For many people, the use of this tool has become essential for work, studies and even socialization. Considering that approximately 24% of the Brazilian population have some type of disability, it is necessary to ensure that the information that is communicated via the web is as comprehensive as possible. Therefore, this research proposes the creation of a simplified guide on accessibility on the internet to help developers and designers to create inclusive web applications. After a bibliographic survey, adaptations were made to a UNESP website, validated through tests with people with different disabilities. The guide was built from the analysis of these data and the bibliographic survey. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guide | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development | - |
Título: dc.title | Acessibilidade web: metodologia de diagnóstico e implementação de sites acessíveis | - |
Título: dc.title | Web accessibility: methodology for diagnosis and implementation of accessible sites | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: