O avesso do diálogo ou a insolúvel incomunicabilidade do amor: o teatro de Agustina Bessa-Luís

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValentim, Jorge Vicente-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPassos, Rodolfo Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:24:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:24:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/239020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/239020-
Descrição: dc.descriptionA presente tese tem como objetivo analisar a obra teatral da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís (1922-2019), composta pelo seguinte corpus: O Inseparável ou o amigo por testamento (1958), A bela portuguesa (1986), Estados eróticos imediatos de Sören Kierkegaard (1992), O tempo de Ceide (1994), Party: Garden-Party dos Açores (1996), Garrett, o eremita do Chiado (1998) e Três mulheres com máscara de ferro (2014). A partir de uma discussão sobre as relações de poder em torno dos diálogos agustinianos, analisaremos principalmente a recorrente tensão no que tange ao binômio masculino-feminino. Na presente análise, pode-se inferir uma significativa incomunicabilidade do amor e do sujeito moderno, bem como uma recorrente reflexão sobre a debilidade masculina. Demonstraremos, por conseguinte, como a autora portuguesa promove um questionamento sobre a condição feminina a partir de suas obras teatrais, marcadas, muitas vezes, por um pungente silenciamento das personagens mulheres. É necessário destacar o fato de que Agustina Bessa-Luís concretiza, em seu teatro, uma capacidade do imaginário, a partir de figuras clássicas das literaturas europeias e, em especial, da portuguesa (destacando os nomes de Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa e Sören Kierkegaard, dentre outros), sem prescindir de uma preocupação de caráter histórico e social, sobretudo no que diz respeito a uma singular e feérica história das mulheres, além da problematização e da ficcionalização da própria História.-
Descrição: dc.descriptionThe present thesis aims to analyse the theatrical work by the Portuguese writer Agustina Bessa-Luís (1922-2019). The corpus of the present thesis is: O Inseparável ou o amigo por testamento (1958), A bela portuguesa (1986), Estados eróticos imediatos de Sören Kierkegaard (1992), O tempo de Ceide (1994), Party: Garden-Party dos Açores (1996), Garrett, o eremita do Chiado (1998) e Três mulheres com máscara de ferro (2014), from a discussion on the power relations around Augustinian dialogues, comprising mainly the male-female binomial. In this analysis, we can infer a significant incommunicability of love and the modern subject, as well as a recurrent reflection on male weakness. We will demonstrate, therefore, how the Portuguese author promotes a questioning about the female condition through her theatrical works, often marked by a poignant silencing of the female characters. It is necessary to highlight the fact that Agustina Bessa-Luís embodies, in her theater, a capacity of the imagination, based on classic figures from European literature and, in particular, from Portuguese one (highlighting the names of Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa and Sören Kierkegaard, among others), without dispensing with a concern of a historical and social nature, especially with regard to a singular and fairy history of women, as well as a problematization and fictionalization of History itself.-
Descrição: dc.descriptionCette thèse vise à analyser l'œuvre théâtrale de l'écrivaine portugaise Agustina Bessa-Luís (1922-2019), composée du corpus suivant: O Inseparável ou o amigo por testamento (1958), A bela portuguesa (1986), Estados eróticos imediatos de Sören Kierkegaard (1992), O tempo de Ceide (1994), Party: Garden-Party dos Açores (1996), Garrett, o eremita do Chiado (1998) e Três mulheres com máscara de ferro (2014), à partir d'une discussion sur la relations de pouvoir autour des dialogues augustins, comprenant principalement le binôme masculin-féminin. De cette analyse, on peut inférer une incommunicabilité significative de l'amour et du sujet moderne, ainsi qu'une réflexion récurrente sur la faiblesse masculine. Nous montrerons comment l'auteur portugais promeut un questionnement sur la condition féminine à travers ses œuvres théâtrales, souvent marquées par un poignant silence des personnages féminins. Il faut souligner le fait qu'Agustina Bessa-Luís incarne, dans son théâtre, une capacité exceptionnelle de l'imagination, basée sur des figures classiques de la littérature européenne et, en particulier, du portugais (en soulignant les noms d'Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa et Sören Kierkegaard, entre autres), sans renoncer à un souci d'ordre historique et social, notamment à l'égard d'une histoire singulière et féerique des femmes, ainsi qu'une problématisation et fictionnalisation de l'Histoire elle-même.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.description001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAgustina Bessa-Luís-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro português contemporâneo-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectIncomunicabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectIncommunicability-
Palavras-chave: dc.subjectFeminism-
Palavras-chave: dc.subjectMale weakness-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary Portuguese theater-
Palavras-chave: dc.subjectIncommunicabilité-
Palavras-chave: dc.subjectFéminisme-
Palavras-chave: dc.subjectFaiblesse masculine-
Palavras-chave: dc.subjectThéâtre portugais contemporain-
Título: dc.titleO avesso do diálogo ou a insolúvel incomunicabilidade do amor: o teatro de Agustina Bessa-Luís-
Título: dc.titleThe other side of the dialogue or the insoluble incommunicability of love: the theater of Agustina Bessa-Luís.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.