Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Traverzim, Monique | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Altali, Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:00:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:00:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238911 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238911 | - |
Descrição: dc.description | Por conta da busca, no meio da Educação, de alternativas que vão na contramão do modelo tradicional de ensino, baseado numa relação estritamente vertical e unilateral entre professor e aluno, diversas metodologias e modelos têm surgido como opções diferenciadas para utilização no contexto do ensino. Uma dessas alternativas é a Cultura Maker, que se popularizou na primeira década do século XXI e tem, como uma de suas principais premissas, o protagonismo do educando como criador de suas ideias e executor de seus próprios projetos. Este trabalho busca investigar a possibilidade de se desenvolver trabalhos em educação musical à luz de aspectos que constituem a Cultura Maker. Para tal, se optou por utilizar a abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Ao fim, observou-se a possibilidade de utilização das disciplinas que envolvem o conteúdo maker como um primeiro contato a um processo de musicalização, porém sem o aprofundamento expressivo aos conteúdos musicais. | - |
Descrição: dc.description | Due to the research, in the Education subject, for alternatives that go against the traditional teaching model, based on a strictly vertical and unilateral relationship between teacher and student, several methodologies have emerged as different options for use in the teaching context. One of these alternatives is the Maker Culture, which became popular in the first decade of the 21st century and has, as one of its main premises, the role of the student as the creator of their ideas and doer of their own projects. This work seeks to investigate the possibility of developing works in music education considering aspects that constitute the Maker Culture. For this purpose, we chose to use a qualitative approach, characterized as a case study. In the end, it was observed the possibility of using school subjects that involve maker content as a possible first contact to a musicalization process, but without expressive deepening to musical content. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento maker | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música e Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Título: dc.title | Music makers: possibilidades de trabalhos em Educação Musical a partir da Cultura Maker | - |
Título: dc.title | Music makers: possibilities for works in music education from the maker culture | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: