
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Cristiéle da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Brito, Cesar Batista de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:28:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:28:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238890 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238890 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo do trabalho foi comparar as associações entre acordes e emoções, comparando-se crianças e adultos. Cinquenta crianças e adultos foram submetidos a escuta de quatro sons do acorde C (Dó). Após a escuta, associavam os acordes a emojis, representando sentimentos livres, mas comumente associados a felicidade (😊������������������), paixão (😍������������������), tristeza (☹) e repulsa (🤮������������������). Houve um número significativo de sentimentos positivos para o som de Dó e associação negativa no som de Dó diminuto em ambos os grupos. Tanto o som consonante simples quanto o som mais complexo parecem manter os resultados independentemente da idade. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this work was to compare the associations between chords and emotions, comparing children and adults. Fifty children and adults were submitted to listening to four sounds of the C chord (C). After listening, they associated the chords with emojis, representing free feelings, but commonly associated with happiness (😊����������), passion (😍����������), sadness (☹) and disgust (🤮����������). There was a significant number of positive feelings for the C sound and a negative association for the diminished C sound in both groups. Both the simple consonant sound and the more complex sound seem to maintain the results regardless of age. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Órgãos do sentido | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Audição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vivência musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sense organs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hearing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musical experience | - |
| Título: dc.title | A percepção dos sons nas diferentes fases da vida | - |
| Título: dc.title | The perception of sounds in different stages of life | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: