Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Madio, Telma Campanha de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Matias, Ilana Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:32:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:32:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238888 | - |
Descrição: dc.description | A imagem é um dos principais meios de informação da sociedade e, nesta perspectiva, a fotografia se constitui como um elemento informacional que detém a capacidade de registrar aspectos da realidade capturados no espaço e no tempo e representar, em determinado suporte, um fato ou fenômeno. As unidades informacionais não obtiveram a percepção de que as fotografias são tão importantes quanto os documentos textuais, e à medida em que marginalizam a organização e representação das informações imagéticas, inviabilizam a compreensão da produção e do conteúdo das mesmas e, consequentemente, sua recuperação e acesso. O estudo possui a finalidade de pesquisa básica; objetivo descritivo; natureza qualitativa; delineamento de uma pesquisa bibliográfica; método e técnica de coleta de dados pautados na Revisão Sistemática de Literatura (RSL); instrumento de coleta dados baseados no protocolo RSL; técnica de análise de dados qualitativa. Objetiva-se analisar as metodologias de indexação de fotografias, a fim de avaliar a pertinência desses estudos para a organização e representação da informação e propor uma metodologia para bibliotecas escolares. Os documentos fotográficos apresentam suas necessidades de recuperação, baseado em suas especificidades com o objetivo fim de disponibilizar o acesso a informação à sociedade como um todo. Em síntese, as propostas apresentam aspectos semelhantes, e diferem de acordo com as unidades informacionais as quais estão inseridas. A proposta de indexação de fotografias para bibliotecas escolares, contribui para uma padronização do tratamento técnico dos acervos fotográficos. | - |
Descrição: dc.description | The image is one of society's main means of information and, in this perspective, photography constitutes an informational element that has the ability to record aspects of reality captured in space and time and represent, in a given support, a fact or phenomenon. . The informational units did not get the perception that photographs are as important as textual documents, and as they marginalize the organization and representation of image information, they make it impossible to understand their production and content and, consequently, their recovery and access. The study has the purpose of basic research; descriptive objective; qualitative nature; design of a bibliographical research; data collection method and technique based on the Systematic Literature Review (SLR); data collection instrument based on the RSL protocol; qualitative data analysis technique. The objective is to analyze photo indexing methodologies, in order to assess the relevance of these studies for the organization and representation of information and to propose a methodology for school libraries. Photographic documents present their recovery needs, based on their specificities, with the aim of providing access to information to society as a whole. In summary, the proposals present similar aspects, and differ according to the informational units in which they are inserted. The proposal for indexing photographs for school libraries contributes to standardizing the technical treatment of photographic collections. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexação de fotografias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recuperação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photograph | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photo indexing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information retrieval | - |
Título: dc.title | Análise comparativa de metodologias para indexação de fotografias: proposta para bibliotecas do SENAI-SP | - |
Título: dc.title | Comparative analysis of photo indexing methodologies: proposal for SENAI-SP libraries | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: