
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Rogéria Cristiane Gratão de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Zanele, Paulo Vitor de Queiroz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:21:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:21:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238830 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238830 | - |
| Descrição: dc.description | Diante das mudanças de requisitos que ocorrem frequentemente no cenário atual e com a necessidade de uma resposta rápida e ágil a essas mudanças, surgiram as metodologias ágeis. A mais usada atualmente é o Scrum que tem como um dos seus princípios a aceitação de mudanças durante o desenvolvimento. Junto a essas metodologias também surgiram novas abordagens de desenvolvimento baseadas em testes para assegurar maior qualidade ao produto e aumentar a produtividade. Entretanto, nota-se que existem poucas ferramentas que auxiliam no processo de comunicação entre as equipes envolvidas no projeto, com o intuito de gerar uma documentação que contribua com a qualidade dos testes, fato que pode gerar falhas e consequentemente o aumento de custos. Diante disso, o presente trabalho apresenta uma abordagem para auxiliar e melhorar a comunicação entre as equipes do projeto referente a documentação dos testes em um ambiente ágil. Para tanto, foi desenvolvido um protótipo de software denominado HelpTest, o qual foi avaliado por 19 pessoas, sendo cinco alunos da graduação e 14 profissionais da área de Tecnologia da Informação. Com os resultados obtidos, evidencia-se que a abordagem apresentada auxilia e facilita a criação de uma documentação de testes de qualidade em projetos de software, além de que as funcionalidades presentes no protótipo facilitam a modificação de tal documentação no decorrer do projeto, em consonância ao contexto ágil. Assim, este trabalho contribui para o avanço científico por meio de uma solução que visa a qualidade do processo de desenvolvimento de software. | - |
| Descrição: dc.description | Given the frequent requirements changes in the current scenario and the need for a fast and agile response, agile methodologies have emerged. Scrum is the most used agile methodology, and one of its principles is the acceptance of changes during development. Along with these methodologies come to light new test-based development approaches to ensure higher product quality and increase productivity. However, few tools help in the communication among the project teams to generate documentation that contributes to the quality of the tests, a fact that can result in failures and consequently increased costs. Therefore, this paper proposes an approach to help and enrich the communication among project teams regarding test documentation in an agile environment. So, it was developed a software prototype called HelpTest. It was evaluated by 19 people, including five undergraduate students and 14 Information Technology professionals. With the results obtained, it is evident that the approach presented helps and facilitates the creation of documentation of quality tests in software projects, and that the functionalities present in the prototype facilitate the changes in such documentation during the project, in line with the agile context. Thus, this work contributes to scientific advance through a solution that aims at the quality of the software development process. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Documentação de testes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem voltada a testes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ágil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agile methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Test documentation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Test driven approach | - |
| Título: dc.title | Uma abordagem sobre documentação de testes de software no contexto ágil | - |
| Título: dc.title | An approach to software testing documentation in an agile context | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: