Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bego, Amadeu Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Luiz Gustavo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238805 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238805 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores. | - |
Descrição: dc.description | The present work departs from the existing problem in relation to one of the most important elements of teacher’s didactic-pedagogical planning, the methodology. This concept is polysemy, a qualitative documentary research was carried out for further document analysis, searching the websites of Higher Education Institutions for documents such as Teaching Plans, which were analyzed and discussed based on the objectives, pointing out similarities and differences between our theoretical framework and what is prescribed in the syllabus of disciplines that value teaching methodologies in initial training courses for Biology, Physics and Chemistry teachers at UNESP. In this way, it was possible to understand the methodological proposals historically consolidated in the area, until the attribution of meaning to the analyzed material, based exclusively on the collected data, observing a diversity in how the teacher trainers elaborate their disciplines, and present a variety of terms that are classified as methodology. The results generated through this investigation aim to add knowledge that can contribute to the field of initial teacher training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Título: dc.title | Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Teaching methodologies in initial teacher training: characterization of disciplines focused on the teaching and learning process of methodological proposals for science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: