Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bevilaqua, Denise | - |
Autor(es): dc.contributor | Moralles, Vagner Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Peres Neto, Guilherme Salvador | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:53:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:53:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238798 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238798 | - |
Descrição: dc.description | A partir do período Antropoceno o homem passou a impactar negativamente o meio ambiente, provocando mudanças climáticas, poluição das águas e do solo, uma série de desastres naturais, extinção de espécies animais e vegetais, entre outros. Nesse contexto, a Química Ambiental se apresenta como uma importante ferramenta para compreender tais transformações e propor caminhos para mitigação dos impactos causados pelas ações humanas na Terra. A educação ambiental, portanto, se apresenta como uma importante vertente para a formação de cidadãos críticos e capazes de interferir em sua realidade. O que se busca é uma sociedade preocupada com o desenvolvimento sustentável, com vistas a manter um meio ambiente saudável para as gerações futuras. Dentro das áreas de interesse da Química Ambiental destaca-se, nesta proposta didática, o tema da poluição causada por metais pesados. Essa temática foi articulada com os demais elementos do planejamento didático pedagógico de acordo com as premissas teórico-metodológicas da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente e desenvolvida por meio do modelo formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica. | - |
Descrição: dc.description | From the Anthropocene period man began to negatively impact the environment, causing climate change, water and soil pollution, a series of natural disasters, extinction of animal and plant species, and others. With this context, Environmental Chemistry presents itself as an important tool to understand both transformations and promote ways to mitigate the impacts caused by human actions on Earth. Therefore, Environmental Education emerges as an important strand for the formation of critical citizens capable of interfering in your reality. What is desired is a society concerned with sustainable development, with a view to maintaining a healthy environment for future generations. Within the areas of interest of Environmental Chemistry, the topic of pollution caused by heavy metals stands out in this didactic proposal. This theme was articulated with the other elements of the didactic- pedagogical planning according to the theoretical-methodological premises of the Science-Technology-Society-Environment approach and developed through the formative model of implementation of a Multistrategic Didactic Unit. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metais pesados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
Título: dc.title | Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para ensinar sobre poluição e recuperação de metais pesados no ensino de química ambiental na perspectiva da ciência-tecnologia-sociedade-ambiente | - |
Título: dc.title | A proposal for a Multiestrategic Didactic Unit for teaching about pollution and recovery of heavy metals in environmental chemistry teaching from the science-technology-society-environment perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: