Modelagem 3D e ensino de química: proposta de uso do software J-mol como ferramenta representacional para problemas de aprendizagem em aulas de química no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFiscarelli, Silvio Henrique-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorNascimento Junior, Édison-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:32:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:32:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/238796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238796-
Descrição: dc.descriptionA comunicação é o caráter basilar de toda interação humana, e conforme as aprimoramos, fomentamos e intensificamos um processo de ensino e aprendizagem aperfeiçoados. Visto que a química é uma área onde as abstrações se fazem necessárias para que os alunos possam exercer essa comunicação de forma coerente e científica com os conceitos, apresentar novas formas de representações desses conceitos se faz extremamente necessária. Por isso, embasado em referenciais teóricos que sustentem a importância de um processo de ensino e aprendizagem que englobem estratégicas didáticas tecnológicas, esse trabalho de conclusão de curso tem como meta propor a utilização do software de modelagem em 3D, J-mol, em aulas e atividades de química com o intuito de otimizar as representações moleculares e com isso minimizar as dificuldades de aprendizagem sobre a conformação e estrutura espacial das moléculas. Para chegar a tal, a metodologia empregada se dará por um levantamento na literatura das principais dificuldades de aprendizagem acerca da conformação estrutural molecular. Então serão propostas representações em 3D que visem superar tais dificuldades e que estejam coerentes com o referencial teórico apresentado.-
Descrição: dc.descriptionCommunication is the basic character of all human interaction, and as we improve it, we encourage and intensify a perfect teaching and learning process. Since chemistry is an area where abstractions are necessary so that students can exercise this communication coherently and scientifically with concepts, presenting new forms of representations of these concepts is extremely necessary. Therefore, based on theoretical references that support the importance of a teaching and learning process that encompasses technological didactic strategies, this course conclusion work aims to propose the use of the 3D modeling software, J-mol, in classes and chemistry activities to optimize molecular representations and thus minimize learning difficulties with the conformation and spatial structure of molecules. To achieve this, the methodology used will be based on a literature survey of the main learning difficulties about molecular structural conformation. The 3D representations will be proposed that aim to overcome such difficulties and that are consistent with the theoretical framework presented.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem computacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Título: dc.titleModelagem 3D e ensino de química: proposta de uso do software J-mol como ferramenta representacional para problemas de aprendizagem em aulas de química no ensino médio-
Título: dc.title3D modeling and chemistry teaching: Proposal for the use of J-mol software as a representational tool for learning problems in chemistry classes in high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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