
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Eva Aparecida da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bernardo, Aparecido de Jesus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:34:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:34:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238783 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238783 | - |
| Descrição: dc.description | Ao buscar estabelecer um diálogo entre o Ensino de Ciências, Química, e Religiões de Matriz Africana (RMA), como forma de implementar a Lei 10639/2003, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é o desfecho de uma pesquisa bibliográfica na Plataforma Google Acadêmico com o objetivo de mapear artigos, teses e dissertações acerca do tema em questão. Foram encontrados 33 trabalhos, porém 4 foram selecionados e analisados, ao trazerem práticas de ensino que envolvem o Ensino de Ciências, Química e Religiões de Matriz Africana. Esta análise também tomou como referência os conteúdos previstos em documentos oficiais nacionais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, na área das Ciências da Natureza. Os artigos, teses e dissertações selecionados nos mostram a possibilidade da implementação da Lei 10639/2003 a partir do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na interlocução com o ensino de Ciências e Química, e com o tema específico das religiões de matriz africana. | - |
| Descrição: dc.description | In seeking to establish a dialogue between the Teaching of Sciences, Chemistry, and Religions of African Matrix (RMA), as a way of implementing Law 10639/2003, this Course Completion Work (TCC) is the outcome of a bibliographical research on the Google Scholar Platform in order to map articles, theses and dissertations on the subject in question. Were found 33 works, but 4 were selected and analyzed, as they bring teaching practices that involve the Teaching of Science, Chemistry and Religions of African Matrix. This analysis also took as reference the contents foreseen in national official documents such as the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, as well as the National Common Curricular Base (BNCC) for Elementary School II and High School, in the area of Natural Sciences. The selected articles, theses and dissertations show us the possibility of implementing Law 10639/2003 based on the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in dialogue with the teaching of Science and Chemistry, and with the specific theme of religions of origin African. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Religiões de Matriz Africana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei nº 10639/2003 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plataforma Google Acadêmico | - |
| Título: dc.title | Possibilidades do ensino de química e ciências por intermédio das religiões de matriz africana | - |
| Título: dc.title | Possibilities of chemistry and science teaching through african matrix religions | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: