Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bego, Amadeu Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ierick, Isabela Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:45:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:45:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/238778 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/238778 | - |
Descrição: dc.description | Diante da “era das fake news” que atingiu a sociedade principalmente em 2020, a qual enfrentou uma pandemia da Covid-19, tem-se ainda mais a necessidade de combater essas falsas informações por meio de comunicação sobre a ciência para a sociedade. A prática da Divulgação Científica (DC) é citada na literatura como uma das “armas” capazes de combater essa era de falsas afirmações, dialogando com o público sobre o conhecimento que acontece nas pesquisas brasileiras. Assim, o trabalho tem como objetivo elaborar um Texto de Divulgação Científica (TDC), produto educacional com potencialidades para comunicar publicamente sobre a ciência. Apesar disto, estreitar a comunicação de ciência e sociedade não é a única potencialidade deste material, podendo também servir de ferramenta nas escolas para a formação de alunos críticos e conscientes sobre questões políticas, econômicas e sociais. Tendo isso em vista, o texto de divulgação produzido, a respeito de “polímeros seletivos em cromatografia para identificação de pesticidas”, apresentou todas as características descritas na literatura para um TDC de qualidade. Características como conteúdo fundamentado e adequado, forma, estrutura e linguagem organizadas de acordo com referenciais teóricos e o público alvo escolhido, que foram os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tendo isso em vista, desde que utilizado de maneira adequada e bem fundamentada, o texto produzido possui potencial de contribuir tanto para a divulgação do conhecimento científico para a sociedade quanto para o incentivo da leitura crítica e formação de alunos conscientes política, social e economicamente. | - |
Descrição: dc.description | Before the "fake news era" that hit society mainly in 2020, in which the world faced the Covid-19 pandemic, there is even more need to fight misinformation through commuinicating science topics to society. The practice of Public Communication of Science and Technology is cited in the literature as one of the "weapons" capable of combating this era of false claims, bringing to the public the knowledge about what happens in Brazilian researchs. Thus, the objective of this work is to elaborate a Popular Science Texts, an educational product with the potential to bring communications about science to the public. Despite this, narrowing the communication between science and society is not the only potentiality of this material, but also serving as a tool in schools for training students with critical thinking regarding politics, economics, and social issues. With this in mind, the published text produced, regarding "selective polymers in chromatography for pesticide identificadion", presented all the characteristics described in the literature for high-quality popular sciencie texts. Characteristics such as reasoned and adequate content, form, structure and language organized according to theoretical references and the chosen target audience, that was the third year of high school. With this in mind, considering that it is used in an appropriate and well-founded manner, the text produced has the potential to contribute both to the public communication of science and tecnology, and to the encouragement of critical reading and the education of politically, socially and economically aware students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texto de divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polímeros molecularmente impressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cromatografia em camada delgada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agrotóxicos | - |
Título: dc.title | A elaboração de um texto de divulgação científica sobre uso de polímeros seletivos em cromatografia para identificação de pesticidas | - |
Título: dc.title | The elaboration of a popular science text on the use of selective polymers in chromatography for the identification of pesticides | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: